Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Ler o bom português foi uma arma para combater o phishing em 2020

Ler o bom português foi uma arma para combater o phishing em 2020

Compartilhe

No meio de tudo o que aconteceu em 2020, dá para considerar como algo “normal” o aumento de tentativas de golpes pela internet. Afinal de contas, passamos a usar mais a internet para realizar compras, transações financeiras e outras atividades, e isso naturalmente chama a atenção dos criminosos cibernéticos.

Porém, sempre existe uma forma de detectar os golpes virtuais e, principalmente, os ataques de phishing. Vários golpes podem ser evitados com uma prática bem simples que, combinada com o bom senso, pode entregar uma eficiência gigantesca: saber ler.

 

 

 

O português bem lido é maravilhoso

 

Muitos dos golpes que chegam por e-mail, mensagens de texto SMS ou mensagens via redes sociais contam com algumas características singulares. E tais características permitem que você identifique quando você está sendo alvo de um ataque de phishing.

Primeiro, e sempre o mais importante: o bom senso.

Se uma mensagem com uma oferta ou promoção é chamativa demais ou absurda demais, desconfie e muito. Não existe almoço grátis na vida, muito menos promoções que prometem coisas que normalmente não podem ser entregues pelas empresas envolvidas no golpe.

Além disso, no caso específico dos bancos, jamais clique em links que pedem o envio de dados e informações de sua conta, seja para confirmar ou para atualizar tais dados. Os bancos já sabem tudo sobre você, e se algum problema sério aparecer na sua conta, o seu gerente vai entrar em contato.

Agora, uma das armas mais poderosas para evitar cair em golpes de phishing é simplesmente saber como o português do Brasil é um idioma maravilhoso… quando bem lido e escrito.

A grande maioria das mensagens de phishing e golpes pela internet apresentam um português que deixaria a sua professora da quinta série envergonhada. Erros de grafia e concordância, siglas escritas de forma errada e até o internetês podem aparecer nos textos de possíveis golpes virtuais.

Logo, para evitar cair em golpes que podem resultar em roubo dos seus dados ou informações pessoais, leia com atenção a qualquer mensagem suspeita que podem chegar ao seu e-mail, e ligue o sinal de alerta para aqueles textos onde os acidentes idiomáticos aparecem de forma mais gritante.

 

 

 

Prudência significa ter dinheiro no bolso

 

Ignorar os textos de tais mensagens pode ser um grande erro. Aliás, é preocupante constatar que tantas pessoas estão clicando em links sem ler ou verificar a veracidade do texto e do seu emissor. O bom senso pede que o usuário gaste um pouco de tempo lendo as mensagens e, em caso de dúvida, verificar se aquela informação é verídica com uma simples pesquisa no Google.

Porém, é fundamental ler e compreender bem o português, identificando os problemas da estrutura de redação dessa mensagem. E não se deixar levar pela informação do título da mensagem ou da frase que mais chama a atenção pelo emissor.

Por fim, desconfie de mensagens recebidas sem a sua solicitação, e até mesmo de amigos e familiares que também podem ser suscetíveis aos golpes. A prudência é o principal remédio para manter o seu dinheiro na conta e os seus dados pessoais seguros.

Nesse caso, prevenir é o mesmo de remediar.


Compartilhe