Lenovo ThinkPad X1 Nano, notebook peso pluma para profissionais

Compartilhe

Não é porque estou usando um notebook da Lenovo como computador principal (inclusive estou escrevendo este post nele nesse exato momento), mas é fato que a marca vem entregando portáteis que são excelentes no design e nas especificações. O Lenovo ThinkPad X1 Nano é mais uma materialização dessa teoria.

No mesmo dia que o mundo recebeu o primeiro notebook com tela dobrável do mundo (doravante conhecido como Lenovo ThinkPad X1 Fold), a Lenovo apresenta um novo notebook profissional que se destaca por ser muito fino, muito leve e muito potente. Uma impecável peça informática voltado para os usuários que estão totalmente voltados para a mobilidade, mas sem abrir mão do desempenho.

 

 

 

Portáteis finos e leves podem (e devem) ser potentes

 

 

Eu fico imaginando todo o trabalho de engenharia que qualquer fabricante de tecnologia precisa fazer para incluir um hardware que precisa ser potente mesmo em dimensões diminutas. E o trabalho feito pelo Lenovo ThinkPad X1 Nano chama a atenção, mesmo que tais detalhes não apareçam aos olhos da maioria dos usuários.

O que chama a atenção mesmo é a baixa espessura e, principalmente, o baixo peso do Lenovo ThinkPad X1 Nano, que tem apenas 962 gramas. Ou seja, para quem precisa trabalhar com o computador em qualquer lugar, ele é uma das alternativas mais recomendadas.

Isso é possível porque o Lenovo ThinkPad X1 Nano é um dos primeiros notebooks da empresa chinesa a fazer parte da plataforma Intel Evo que, pelo menos no papel, entrega um elevado desempenho e autonomia de bateria em um dispositivo com dimensões compactas e peso leve.

 

 

Essa potência estaria garantida pela presença dos novos processadores Intel Core de décima primeira geração, trabalhando com 16 GB de RAM LPDDR4x e os chips gráficos integrados Iris Xe de última geração. De quebra, o usuário recebe um áudio Dolby Atmos, o que dá um gás para as experiências multimídia.

E a cereja do bolo em tudo isso? O novo Lenovo ThinkPad X1 Nano está disponível tanto na versão com Windows 10 Pro como para Linux. E essa característica mostra claramente que este portátil é claramente voltado para os profissionais de diferentes níveis e perfis.

 

 

 

Atenção para os detalhes

 

 

Outro ponto que merece destaque na engenharia do Lenovo ThinkPad X1 Nano está na sua tela, que pode receber uma resolução 2K e possui 14 polegadas, mas está integrada em uma caixa onde normalmente caberia uma tela de 13 polegadas. É claro que as bordas foram reduzidas ao máximo para isso acontecer.

Para que esse portátil registrasse um peso abaixo de 1 kg, a Lenovo optou por um corpo de fibra de carbono e magnésio, que é mais leve e resistente. E isso faz com que o modelo seja ainda mais premium do que já é.

E toda essa combinação tem um preço. Que, naturalmente, é elevado.

 

 

 

Lenovo ThinkPad X1 Nano: quanto custa?

 

 

O Lenovo ThinkPad X1 Nano tem preço inicial sugerido de 2.099 euros. A “boa” notícia é que você ainda tem um tempo para economizar uma grana para tentar comprar este notebook, pois ele só vai chegar ao mercado em 2021.

Não vou dizer que não queria o Lenovo ThinkPad X1 Nano para chamar de meu, principalmente para atender todas as minhas necessidades de mobilidade. Porém, eu reconheço que é um produto para poucos. Muito provavelmente para os poucos que contam com um cartão de crédito American Express Black.

 

 

 

Lenovo ThinkPad X1 Nano: ficha técnica

 

LENOVO THINKPAD X1 NANOCARACTERISTICAS
TELAResolução 2K de 13 polegadas (2.160 x 1.350 pontos), 450 nits, proporção de 16:10 e cobertura de espaço de cor 100% sRGB
PROCESSADORAté 11ª geração Intel Core i7
MEMÓRIA PRINCIPALAté 16 GB LPDDR4x
GRÁFICOSIntel Iris Xe
ARMAZENAMENTO SECUNDÁRIOSSD até 1 TB PCIe
SOMDolby Atmos
4 microfones omnidirecionais
SISTEMA OPERACIONALWindows 10 Pro
Linux
BATERIA48 Whr
CÂMERAHD + IR com ThinkShutter
DIMENSÕES292,8 x 207,7 x 13,87 mm
PESO962 g

 

 

Via Lenovo


Compartilhe