Lenovo ThinkPad X1 Fold: o primeiro notebook do mundo com tela dobrável | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Lenovo ThinkPad X1 Fold: o primeiro notebook do mundo com tela dobrável | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notebooks, Ultrabooks e Conversíveis | Lenovo ThinkPad X1 Fold: o primeiro notebook do mundo com tela dobrável

Lenovo ThinkPad X1 Fold: o primeiro notebook do mundo com tela dobrável

Compartilhe

Lembra daquele notebook da Lenovo com tela flexível que permitia um uso do Windows 10 de forma híbrida? Aquele, que lembra um Samsung Galaxy Fold, só que com dimensões muito maiores? Então… ele agora é uma realidade, e se chama Lenovo ThinkPad X1 Fold, e é uma obra de engenharia informática admirável.

Muita gente acha que a Samsung fez algo impressionante no Galaxy Fold (especialmente na segunda versão muito mais madura que a primeira), mas este Lenovo ThinkPad X1 Fold também merece o devido destaque, já que inclui uma série de tecnologias que podem passar desapercebidas pelo grande público…

…que, nesse momento, está com os olhos fixos na tela dobrável.

 

 

 

Está nascendo uma nova categoria de computadores portáteis

 

 

Estamos diante de mais uma reinvenção da informática e do segmento de notebooks. A tal “era pós-PC”, onde muitos “especialistas” pregavam a morte do computador pela dominância dos smartphones, se tornou na prática uma forma de apresentar novos formatos informáticos para o consumo.

Nesse caso, os notebooks 2 em 1 ou conversíveis se transformam em dispositivos com telas dobráveis, que podem atuar como notebooks ou tablets sempre e quando o usuário quiser. A grande vantagem aqui é que, quando o dispositivo está em formato tablet, ele será bem mais fino e leve do que um notebook cuja dobradiça de tela pode girar em 360 graus.

Ou seja, para um grupo de usuários que precisam dessa versatilidade em um computador portátil, o Lenovo ThinkPad X1 Fold será mais do que desejado. Ele é uma evolução de conceito que promete uma enorme funcionalidade para os múltiplos propósitos de uso do equipamento.

 

 

 

Inovações que vão além de uma tela OLED dobrável

 

 

Como o Lenovo ThinkPad X1 Fold acabaria de qualquer forma com um formato mais fino do que os notebooks conversíveis tradicionais, a Lenovo decidiu implementar soluções de tecnologia bem interessantes para deixar o novo dispositivo ainda mais fino e funcional.

Uma dessas decisões foi a inclusão de um processador Intel Core com tecnologia híbrida, cujo empacotamento é 56% mais compacto que um chip tradicional para notebooks. Logo, espere um tablet/notebook ainda mais fino e cômodo para o uso nos diferentes cenários.

Porém, o grande protagonista nos aspectos de inovação tecnológica do Lenovo ThinkPad X1 Fold é mesmo a sua tela OLED, com aparência 4:3 (para atender às necessidades de usuários corporativos, ou que trabalham com maior frequência com textos e planilhas), que conta com 300 nits de brilho e cobre 95% do espaço de cores DCI-P3.

 

 

Além disso, o Windows 10 presente no Lenovo ThinkPad X1 Fold se adapta ao formato adotado pelo usuário. Ou seja, quando você está utilizando o equipamento nos modos notebook ou tablet, ele vai modificar a interface de uso para funcionar de acordo com esse formato escolhido.

 

 

 

Lenovo ThinkPad X1 Fold: quanto custa?

 

 

O Lenovo ThinkPad X1 Fold tem preço inicial sugerido de US$ 2.499. Sim, eu sei. É bem caro. Mas temos que considerar o fato que este é um produto com um conceito e formato completamente novos, e sua proposta é claramente voltada para públicos bem específicos.

Particularmente, é um conceito que me agradou, já que abre as portas para uma nova fase da informática e dos computadores portáteis. Quero ver como essa evolução vai continuar, e quais serão as novas propostas que vão surgir a partir desse primeiro produto.

 

 

 

Lenovo ThinkPad X1 Fold: ficha técnica

 

LENOVO THINKPAD X1 FOLDCARACTERISTICAS
TELAQXGA de 13,3 polegadas (2.048 x 1.536 pontos) OLED de toque flexível 4: 3, 300 nits e 95% de cobertura do espaço de cores DCI-P3
MICROPROCESSADORIntel Core com tecnologia Intel Hybrid
MEMÓRIA PRINCIPALLPDDR4X de 8 GB a 4.267 MHz
GRÁFICOSIntel UHD de 11ª geração
ARMAZENAMENTO SECUNDÁRIOAté 1 TB NVMe M.2 SSD
SOMDolby Atmos
CÂMERA5 megapixels RGB + IR
SISTEMA OPERACIONALWindows 10 Pro
CONECTIVIDADE1 x USB Tipo C Gen 1, 1 x USB Tipo C Gen 2 e 1 x cartão SIM
CONECTIVIDADE SEM FIOWiFi 6, 5G e Bluetooth 5.1
BATERIA50 Whr
DIMENSÕESDesdobrado: 299,4 x 236 x 11,5 mm
Dobrado: 158,2 x 236 x 27,8 mm
PESO999 g

 

 

 

Via Lenovo


Compartilhe