TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Lenovo seduz com smartphones e notebooks com tela enrolável | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | Lenovo seduz com smartphones e notebooks com tela enrolável

Lenovo seduz com smartphones e notebooks com tela enrolável

Compartilhe

Ter um dispositivo de tecnologia com tela dobrável não é o suficiente. Tanto na teoria como na prática. E o mercado de consumo precisa de soluções inovadoras para convencer o consumidor a investir dinheiro em novos produtos, o que fará com que a roda do consumismo continue a girar como um carrossel metafórico onde todos nós viajamos e jogamos dinheiro de forma descontrolada.

Tá, vou parar com a viagem lisérgica nesse momento.

Os fabricantes de tecnologia estão centrando esforços em dispositivos com telas enroláveis, que é o ápice de uma flexibilidade de tela que precisa ser considerada como uma grande inovação tecnológica. E a Lenovo/Motorola apresentou os seus primeiros produtos conceito dentro dessa filosofia.

Vale a pena dar uma olhada nisso aqui, pois pode valer muito a pena para quem quer um telefone mais compacto DE VERDADE quando é necessário.

 

Por que enrolar é melhor do que dobrar?

Pelo amor de Deus, não use esse subtítulo para alguma metáfora maliciosa. Por favor, deixe a quinta série B que ainda vive dentro de você um pouco de lado na hora de falar desse assunto.

Mas vou concordar que enrolar é melhor do que dobrar.

Até o momento presente (março de 2023), os telefones dobráveis são a maior inovação tecnológica disponível nos aspectos de design e formato de forma. Em teoria, esses dispositivos oferecem uma versatilidade que não pode ser encontrada em telefones com telas grandes de tamanho fixo.

Por outro lado, todo mundo sabe que o conceito dos dobráveis ainda está em evolução, mesmo com alguns produtos disponíveis no mercado. E a prova que ainda estamos evoluindo é que você ainda vai ver por algum tempo o vinco ou marca no local de dobra do dispositivo, algo que pode incomodar a alguns usuários que precisam lidar com o TOC na vida, ou que exigem que o telefone seja perfeito na estética.

Aliás, os smartphones dobráveis ainda não são perfeitos na resistência, já que alguns dos modelos que chegaram ao mercado nos últimos dois anos apresentaram problemas típicos desse formato de dispositivo, principalmente no funcionamento das dobradiças e na resistência das telas.

E esses dois problemas estão presentes desde as primeiras gerações desse tipo de dispositivo, e são provas do quanto os fabricantes precisam trabalhar para melhorar o formato até que o ponto de maturidade seja alcançado.

Já no caso dos dispositivos com tela enrolável, pelo menos um dos problemas tende a desaparecer: o uso de componentes mecânicos para a execução dessa mudança de formato.

O que chama a atenção na proposta da Lenovo é que o componente necessário para a mudança de formato da tela é a própria tela, o que é algo sensacional para uma eventual mudança de proposta nos formatos de smartphones.

 

Um telefone que vai de 4 a 6.5 polegadas de tela

A Lenovo apresentou um protótipo de smartphone da Motorola que pode enrolar e desenrolar a tela em função do que o usuário precisa, ou de forma contextual. O dispositivo é parte dos investimentos que a marca faz nas telas OLED flexíveis, e tenta ir além do que OPPO e LG alcançaram nos seus respectivos projetos dentro do mesmo conceito, já cancelados.

Um diferencial do telefone da Motorola é a expansão na orientação vertical, permitindo que o dispositivo saia das 4 polegadas de altura para uma tela com 6.5 polegadas, mais próximo do que o mercado de telefonia oferece hoje.

Dessa forma, o telefone cabe em todos os bolsos e mãos menores, expandindo suas dimensões de tela apenas quando isso for necessário. Um duplo toque na lateral do dispositivo ativa o movimento de expansão, mas a tela pode aumentar de tamanho quando entende que isso é necessário.

Por exemplo, quando você executa um vídeo de conteúdo adulto na tela do dispositivo. O telefone entende o que você quer fazer, e entra em estado de expansão de tela. Já você muito provavelmente vai ver uma certa parte do seu corpo se expandindo, tanto pela forma incrível que essa tecnologia se apresenta como por causa do vídeo que você está assistindo.

Uma parte da tela que não é utilizada quando está enrolada fica visível na parte traseira do telefone, e pode ficar completamente desligada para aumentar a autonomia de bateria do smartphone quando necessário. Por outro lado, uma tela secundária com informações contextuais pode ser uma alternativa para essa tela na parte traseira.

 

Tem até notebook com tela enrolável

A Lenovo está “on fire” com essa ideia de oferecer telas pOLED enroláveis, e também apresentou um protótipo de notebook com o mesmo conceito do telefone que mencionei no segmento anterior.

Neste caso, a tela do computador portátil também é enrolável na vertical, subindo a partir do seu chassi. Quem viu de perto ficou alucinado com o conceito, já que dessa forma é possível até mesmo duplicar o tamanho de tela nessa orientação.

O modelo utilizado para esse conceito faz parte da família ThinkBook, e lembra na estética um notebook como outro qualquer. Porém, quando você aciona um interruptor na borda lateral direita, a mágica acontece: a tela cresce na vertical, duplicando a sua altura.

Isso pode ser útil para os usuários que trabalham de forma remota ou em modo multitarefa, aumentando o espaço de trabalho para adotar múltiplas janelas ou aplicativos. Os pixels dessa tela enrolável atuam de forma dinâmica, onde não é preciso esperar que a tela fique completamente desenrolada para exibir a sua nova resolução.

Por outro lado, os desenvolvedores de software precisam adaptar os seus programas para o novo formato de tela, e a Lenovo também sabe disso. Tanto, que oferece uma API para que as possibilidades da tela expandida sejam exploradas.

 

Conclusão

Para os dois produtos apresentados neste conteúdo, não existe qualquer tipo de previsão de chegada ao mercado ou preços sugeridos. Ambos são protótipos em desenvolvimento, o que obriga a todos a desenvolver uma enorme dose de paciência para receber os produtos.

Neste momento, eu jogo vários cartões de crédito na tela do meu notebook, e nenhum entregador dos Correios toca o interfone do meu apartamento para entregar um desses produtos. Ou seja, o jeito é esperar.

Porém, não consigo negar que o conceito de telas enroláveis é muito sedutor, e pode revitalizar o smartphone tradicional, além de oferecer mais uma sobrevida para os computadores em formato tradicional.

Lembrando sempre que as TVs com telas enroláveis já existem, o que significa que estamos bem avançados nessa proposta. E como o tempo é relativo, esperar muito ou pouco é uma questão de perspectiva pura e simples.


Compartilhe