Compartilhe

Se você pensa em um notebook para o trabalho, entretenimento e alguns jogos atuais, a Lenovo tem duas opções: o Lenovo Legion Y530 e o Lenovo Legion Y730. Os dois modelos atendem bem a todas essas características, com um design compacto e uma boa portabilidade. Nesse post, vamos indicar qual é o modelo que atende melhor as suas necessidades.

 

 

Design e tela

 

 

Os dois modelos contam com chassi em alumínio, mas o Lenovo Legion Y730 entrega um design mais futurista com as teclas retroiluminadas em até 16 milhões de cores, entregando assim um ar mais gamer. Suas teclas também são mais espaçadas e o trackpad é mais centrado e muito mais cômodo para o uso. Por outro lado, apenas o Y530 possui um teclado numérico, algo bem vindo para quem precisa trabalhar no notebook.

Os dois modelos entregam um acabamento limpo, só contando com o selo Legion em uma das laterais. Os dois contam com telas que se abrem um pouco antes da borda, deixando um espaço livre para alguns conectores na parte frontal, atrás da tela, liberando espaço nas laterais para uma melhor ventilação e dissipação de calor, com iluminação em azul no caso do Legion Y730.

 

 

Os dois modelos contam com tela de 15.6 polegadas (Full HD, 1920 x 1080 pixels), mas só o Y730 está disponível também na versão de 17 polegadas, com a mesma resolução. O Legion Y730 também conta com tecnologia FreeSync, taxa de refresh de 144 Hz e brilho de tela máximo de 300 nits, o que torna esse modelo muito mais apto para os jogos.

Por outro lado, o Y530 conta com o aplicativo Lenovo Vantage, que permite o controle das diferentes funções do notebook, reduzindo os efeitos da luz azul e evitando o cansaço visual para quem fica muito tempo na frente da tela.

 

 

Processador e memória

 

 

Os dois modelos recebem processadores Intel Core i7 de oitava geração, mas o Lenovo Legion Y730 pode alcançar até 32 GB de RAM, além de uma configuração com 8 GB de memória Corsair com opção de overclocking para até 16 GB. Para os gamers que priorizam a parte gráfica, o Lenovo Y530 pode receber uma GPU NVIDIA GeForce GTX 1060.

Já o Legion Y730 conta com uma NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti com 4 GB de memória dedicada. É uma versão inferior, mas é mais que suficiente para rodar os jogos atuais com fluidez, além de oferecer a arquitetura Pascal, desenvolvida para a realidade virtual.

 

 

Bateria e conexões

 

 

Nenhum dos dois modelos são pensados para longas jornadas de trabalho ou jogo longe da tomada. O Lenovo Legion Y530 entrega uma autonomia de até quatro horas de uso normal, e mais de duas horas e meia no uso intenso. Ao seu favor, ele conta com um sistema de recarga rápida (15 minutos de recarga entregam duas horas de uso).

Já o Lenovo Legion Y730 deve ter autonomia similar ao Y530 no modelo de 15.6 polegadas, e consideravelmente menor no modelo de 17 polegadas. Leve isso em consideração se você precisa se deslocar com o notebook.

Nas conexões, o Lenovo Y730 é maior e tem mais espaço para as portas e conexões, com uma porta HDMI, duas portas USB 3.1, uma mini DisplayPort, porta Ethernet, outra porta USB 3.1 na lateral, o conector para fones de ouvido e uma porta USB Type-C.

Na conectividade sem fio, os dois modelos recebem Bluetooth e WiFi AC, compatível com as bandas de 5 GHz.

 

 

Conclusão

 

 

Para quem precisa de maior portabilidade e quer um melhor desempenho gráfico, o Lenovo Legion Y530 pode atender bem. Para quem quer um modelo mais gaming e não pensa em sair de casa ou do escritório com ele, a sua escolha é o Lenovo Legion Y730.


Compartilhe