Wetten.com Brasil Apostas
Home » Notícias » Lenovo impede instalação do Linux em alguns dos seus notebooks, através de bloqueio de BIOS

Lenovo impede instalação do Linux em alguns dos seus notebooks, através de bloqueio de BIOS

Compartilhe

lenovo-notebook-linux

Um usuário descobriu que o seu novo Lenovo Yoga 900 não poderia receber a instalação de nenhuma distribuição Linux.

Ele comprou o produto como parte do Signature Edition da Microsoft, que chega com Windows 10 Home instalado, prometendo aos usuários uma experiência limpa e sem bloatwares.

Porém, um representante da Lenovo informou que o acordo da empresa com a Microsoft não impedia a instalação de outros sistemas, mas a realidade parece ser outra.

O problema pode residir em um bloqueio de BIOS por parte da Lenovo. As distribuições Linux não são capazes de detectar a unidade SSD que usa a tecnologia NVMe que opera em modo RAID (Intel RST).

O Linux detectaria a unidade se estivesse configurada em modo AHCI, mas a BIOS do equipamento da Lenovo está bloqueada. A solução aqui é uma complexa operação onde é preciso soldar na placa para refleshear a BIOS, mudando sua configuração para detectar a unidade SSD.

 

Tudo aponta para um problema da BIOS da Lenovo

 

linux-notebook-lenovo

 

Por outro lado, a resposta da Lenovo em seus fóruns não tem muito fundamento.

Outros equipamentos Signature Edition contam com a capacidade de permitir a instalação do Linux. Basta configurar adequadamente a BIOS para as distribuições Linux detectar as unidades de armazenamento para a instalação.

De acordo com os usuários do Reddit, parte da discussão nos fóruns de suporte oficiais foi apagada, mas depois foi restaurada e um dos administradores do fórum explicava que alguns usuários teriam violado os termos de uso do serviço.

Outra solução é reflashear uma ROM modificada, para mudar as preferências da BIOS. Não é um processo simples, e não aconselhamos para a maioria dos usuários.

 

bios-notebook-lenovo

 

O processo implica a solda na placa do notebook do reflash, um processo recomendado apenas para usuários avançados. Vamos esperar que a Lenovo publica uma atualização do firmware para esses equipamentos para habilitar essa opção para que as distribuições Linux detectem essas unidades SSD.

 

Via Fórum Lenovo


Compartilhe