TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Leia um QR Code no seu smartphone sem instalar apps de terceiros | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Leia um QR Code no seu smartphone sem instalar apps de terceiros

Leia um QR Code no seu smartphone sem instalar apps de terceiros

Compartilhe

Estamos em um mundo lotado de QR Codes. Vivemos cercados por eles. Logo, precisamos aprender a utilizá-los de forma consciente.

O QR Code é uma ferramenta que está consolidada e incorporada nos hábitos diários dos usuários de tecnologia. Sua praticidade é enorme, já que tudo o que precisamos fazer é apontar a câmera do smartphone para a figura indicada e, a partir daí, obter acesso às informações, configurações ou sites integrados ao código.

Muitos aplicativos disponíveis na Play Store e App Store podem ler o QR Code com facilidade. Porém, muita gente não sabe que não precisa de um app de terceiros para isso.

O seu smartphone Android ou iOS já tem o que é preciso para ler tais códigos.

 

 

 

No iOS (iPhone)

Muita gente não sabe disso porque os próprios responsáveis pelos sistemas operacionais não enfatizam essa característica para os usuários. Mas não tem problema. Blogs como o TargetHD.net existem justamente para preencher tal lacuna.

No iOS, o aplicativo de câmera é capaz de ler um QR Code de forma automática e sem a ajuda de apps de terceiros desde o iOS 11, e muitos usuários simplesmente ignoram essa possibilidade.

Na prática, quem tem um iPhone pode simplesmente abrir o app de Câmera, apontar o sensor fotográfico para um QR Code e, de forma automática, o app fotográfico vai mostrar qual é o conteúdo, informação ou configuração oculto na figura.

Ou seja, se você tem um smartphone da Apple, não faz o menor sentido instalar outro aplicativo para fazer algo que o app nativo de Câmera já faz tão bem. Aliás, é mais seguro não precisar instalar um aplicativo que, por melhor que seja, é um aplicativo de terceiros, o que pode afetar o desempenho do dispositivo e a segurança dos dados armazenados nele.

 

 

 

No Android

Já no Android, as coisas são um pouco diferentes por causa da multiplicidade de dispositivos e fabricantes. Porém, não se distancia do iOS naquilo que mais nos interessa neste caso, que é o uso de um aplicativo nativo para ler o QR Code.

Alguns fabricantes de smartphones Android incluem de série o leitor de QR Code no seu aplicativo de Câmera, dispensando assim a necessidade do usuário sequer procurar por um app de terceiros para essa tarefa.

O caso mais emblemático no Android é o da Samsung, que inclui o leitor de QR Code no app de Câmera em todas as linhas de seus smartphones, independente da faixa de preço ou das especificações técnicas.

Outros modelos de smartphones Android que também contam com o leitor de QR Code integrado são os telefones da linha Pixel nas gerações 5 e 6. Nos dois casos, o Google Assistente atua como elemento complementar para a identificação dos códigos.

Agora, se você vai instalar um app que seja eficiente para ler os QR Codes, pelo menos use um recomendado pelo Google. O Google Lens é uma solução universal para todos os dispositivos Android, pois ele faz a identificação da figura e redireciona para o link ou recurso correspondente ao código selecionado.

O Google Lens funciona em basicamente todos os smartphones Android disponíveis no mercado, e é mais do que confiável, já que o seu desenvolvedor é a gigante de Mountain View.


Compartilhe