A Kyocera anunciou oficialmente o Kyocera KY-01L, um celular do tamanho de um cartão de crédito, espessura mínima e peso abaixo das 50 gramas.

É o conceito do feature phone elevado a enésima potência. Nada de aplicativos, câmera ou tela colorida. É pensado para quem quer um telefone para realizar chamadas, enviar mensagens e visitar sites de vez em quando.

 

 

É um cartão de crédito com tela de tinta eletrônica

 

 

O Kyocera KY-01L tem um design chamativo, mas sem grandes alardes. É sóbrio, sem câmera ou leitor de digitais, enormes bordas e dois botões na borda inferior (Home e Voltar). A única coisa que se destaca na parte traseira é o logo da DoCoMo, empresa matriz da Kyocera.

O produto tem dimensões de 91 x 55 x 5.3 mm, onde a sua parte mais grossa tem apenas 5.5 mm. É o celular mais fino de 2018. Seu peso é de 47 gramas, 4,5 vezes menor do que o peso do iPhone XS Max.

Na parte frontal, temos uma pequena tela de 2.8 polegadas de tinta eletrônica. Processador e quantidade de RAM não são revelados, assim como o seu sistema operacional (que deve ser proprietário). O modelo conta com bateria de 380 mAh, conectividade LTE e certificação IPX2.

 

 

O Kyocera KY-01L será comercializado no Japão, com um preço sugerido de 247 euros. Não sabemos se ele será lançado em outros mercados ou se poderá ser importado.

De qualquer forma, quando olhamos para o Kyocera KY-01L, lembramos imediatamente do Light Phone, celular minimalista para quem não quer um smartphone. É o seu concorrente natural e direto dentro desse segmento de feature phones.

E é curioso ver esses lançamentos chegando em vários fabricantes. É um sinal claro que existe um mercado em potencial, que busca o mais simples. E dentro dos mais diferentes tipos de usuários.

 

 

Não estou falando apenas dos idosos, que naturalmente gostariam de ter um telefone mais simples. Até mesmo os geeks querem um segundo celular para manter as suas comunicações intactas enquanto o smartphone principal está carregando, ou enquanto está em alguma atividade mais intensa fora de casa.