O primeiro Kindle com tela colorida está entre nós.
O Kindle Colorsoft é a primeira investida da Amazon em uma tecnologia que é a tendência de futuro para os leitores de livros eletrônicos, pois são telas mais imersivas, principalmente para quem gosta de quadrinhos, HQs e Graphic Novels.
Por outro lado, o Kindle Paperwhite entrega uma experiência de uso excelente para quem só quer ler os livros eletrônicos e nada mais, com um ótimo desempenho e bateria para semanas de uso longe de um carregador.
Qual dos dois você deve comprar neste exato momento?
Vamos descobrir isso… juntos.
As semelhanças e diferenças entre eles
Ambos os modelos possuem dimensões semelhantes (27,6 x 177 x 7,8 mm), mas o Kindle Colorsoft pesa 219g, enquanto o Paperwhite é ligeiramente mais leve, com 211g.
Não é uma diferença tão significativa a ponto de prejudicar o usuário no uso prolongado, de modo que é um detalhe (quase) insignificante.
A principal diferença entre os dois modelos é mesmo na tela, e por motivos óbvios.
O Kindle Colorsoft tem uma tela colorida de 7 polegadas, ideal para quadrinhos e visual novels, enquanto o Paperwhite oferece uma tela com o mesmo tamanho, mas em preto e branco, adequada para livros sem ilustrações.
Logo, é correto dizer que os dispositivos contam com públicos específicos.
O Kindle Colorsoft é recomendado para quem consome frequentemente quadrinhos e conteúdos onde a coloração gráfica é relevante para a experiência de leitura.
Já o Kindle Paperwhite atende melhor os leitores de livros convencionais e textos sem necessidade de cores, com foco na leitura simples e nada mais.
O Kindle Colorsoft oferece 32 GB de armazenamento, ideal para coleções de quadrinhos e gráficos, enquanto o Paperwhite possui 16 GB, suficiente para e-books convencionais.
Vale lembrar que o Kindle Paperwhite também está disponível na versão Singnature Edition, que conta com 32 GB de armazenamento.
Outro grande diferencial entre os modelos está na autonomia de uso, e isso acontece (também) por causa da tecnologia de tela.
A autonomia do Kindle Colorsoft é de cerca de 56 semanas, enquanto o Kindle Paperwhite oferece até 84 semanas de uso em condições ideais.
O uso prático pode fazer com que esse tempo de uso acabe variando, especialmente com o consumo de conteúdos coloridos. De modo que os números não necessariamente determinam o tempo exato de autonomia.
Por fim, o que mais interessa para a maioria dos usuários: os preços sugeridos para cada modelo.
O Kindle Colorsoft custa 299,99 euros, quase o dobro do preço do Kindle Paperwhite, que sai por aproximadamente 159,99 euros.
No momento em que o artigo foi produzido, não há previsão de lançamento ou preço sugerido do Kindle Colorsoft no Brasil. Por isso, fiz o comparativo com o valor em euros, apenas para que você tenha uma vaga ideia do quão mais caro é o modelo com tela colorida.
Logo, a decisão de compra deve levar em conta o tipo de conteúdo consumido, pois essa escolha vai impactar no valor do produto.
Quando escolher o Kindle Colorsoft
Se você consome quadrinhos e visual novels regularmente e valoriza uma tela colorida e mais armazenamento, o Kindle Colorsoft é a escolha ideal, mesmo com o preço elevado.
Quando escolher o Paperwhite
Se você não precisa de uma tela colorida e prioriza uma maior autonomia e preço mais acessível, o Kindle Paperwhite é a melhor opção, ideal para quem consome e-books tradicionais.