Jovem redescobre a TV paga durante a quarentena

Compartilhe

Veja como são as coisas…

O isolamento social resultante da pandemia global alterou vários dos nossos hábitos diários. Deixamos de frequentar nossos restaurantes, bares e lanchonetes preferidos, o cinema deixou de ser uma opção, e os shopping centers ainda são fontes de aglomeração, o que pode ser perigoso para nós e para alguém que a gente ama.

O grupo dos jovens é um dos que mais sofrem com esse confinamento (assim como os idosos, que adoram passar o dia fora de casa aproveitando a vida). E quando você pensa que o streaming é o suficiente para esse grupo se divertir, a realidade mostra um cenário diferente.

Uma geração que praticamente virou as costas para a TV por assinatura é uma das responsáveis pelo aumento considerável da audiência de alguns canais pagos. E eu estou falando aqui de audiência segmentada, e não da audiência geral. Isso fica fácil de comprovar quando constatamos que um grupo considerável de jovens decidiu pesquisar no Google por “SKY Pacotes“, pensando na aquisição do serviço de TV paga para chamar de seu.

 

 

 

Canais segmentados e de humor ganharam audiência

 

 

Quem revela essa mudança de comportamento na audiência jovem é o Grupo Viacom, que revela o expressivo ganho de audiência registrado por alguns dos seus canais que tem essa faixa etária como o seu principal público.

Talvez o melhor exemplo dessa mudança de comportamento dos jovens diante da TV por assinatura em tempos de confinamento está na MTV. O canal tem programação específica para jovens e adolescentes, e registrou um aumento em sua audiência de 81% desde o começo das políticas de isolamento social. Mais da metade desse aumento de audiência foi registrado a partir de 16 de março.

Outro canal do Grupo Viacom que ganhou audiência durante a pandemia foi o Comedy Central. O aumento aqui foi de 38% na faixa de programação entre 18h e 1h, com um aumento expressivo nas faixas etárias entre 18 e 49 anos.

É um comportamento curioso, mas que reflete como a audiência jovem está pensando e consumindo o seu conteúdo em tempos de pandemia. Se antes esse público estava totalmente voltado para as plataformas de streaming mais populares (Netflix, Amazon Prime Video, HBO, Apple TV+ etc) e até mesmo abandonando as produções televisivas tradicionais para consumir mais horas de vídeos no YouTube, agora observamos essa volta dos jovens para a TV por assinatura, procurando por conteúdos que se comuniquem de forma direta com a sua visão do mundo, ou que procuram deixar a vida mais leve com bom humor.

E não foram apenas os canais segmentados do Grupo Viacom que ganharam audiência durante o confinamento. O canal de filmes Paramount Channel também ganhou 83% de audiência nas duas últimas semanas, indicando que todas as faixas etárias decidiram recorrer também à TV por assinatura durante o isolamento social.

Vale a pena destacar que o reality show De Férias com o Ex se tornou o principal produto da MTV, e é o programa líder de audiência no canal. A nova temporada do programa vai estrear em maio, e esse pode ser um grande trunfo do canal, levando em consideração que esse será um material inédito, enquanto que os canais concorrentes já estão vivendo de reprises a algum tempo.

 

 

Via UOL


Compartilhe