Compartilhe

Por causa da crise do coronavírus, muitos usuários estão trabalhando ou estudando de casa. Algo simples, desde que você tenha as ferramentas certas. No caso do home office, as reuniões presenciais foram substituídas pelas videochamadas. E nesse sentido, o Jitsi meet é um aplicativo que ganhou protagonismo nos últimos dias.

O app foi lançado em 2003 pela desenvolvedora BlueJimp, e é muito parecido com alternativas como Skype e Zoom. Porém, entrega vantagens substanciais, como a não obrigatoriedade de instalar qualquer aplicativo ou extensão de navegador para funcionar no desktop, além de não necessitar de registro na plataforma. Já no smartphone (Android ou iOS) é preciso instalar um aplicativo, que é gratuito.

Outra vantagem do Jitsi é que ele é de graça e não tem limite de tempo entre as chamadas, além de não contar com um número limitado de participantes para a chamada (o Skype, por exemplo, tem um limite de 10 usuários por videochamada).

 

 

 

Como realizar uma videochamada com o Jisti meet

 

Fácil.

Acesse o site do Jitsi, e crie um nome para a videochamada (seja criativo, e saia do lugar comum). Também coloque uma senha na chamada para evitar que qualquer pessoa entre na conversa.

Uma vez criado o nome, uma janela principal de chamada é apresentada. Antes, você deve permitir o uso da câmera e do microfone, o que pode variar de acordo com o navegador que você está utilizando.

A interface de chamada é muito similar ao que vemos em outras plataformas. Os controles principais estão no centro, e existem opções extras do lado esquerdo, permitindo o compartilhamento da tela do nosso equipamento, a conversa em grupo ou ativar a opção de levantar a mão para falar.

 

 

Para criar uma senha para a videochamada, clique em Add Password. Depois, compartilhe o evento com a sua equipe de trabalho para que os demais participantes possam ingressar na reunião virtual com facilidade.

No ícone de informações você encontra o link que deve ser enviado para os demais usuários que vão participar da videoconferência. Levando em conta que qualquer usuário pode entrar na conversa simplesmente digitando o nome da reunião, estabelecer uma senha é mais do que recomendável.

O usuário que inicia a videoconferência também conta com vários ajustes como moderador, incluindo desativar o áudio de todos os usuários, gravar a videochamada ou transmitir a reunião por streaming. Também pode ajustar a qualidade de vídeo para evitar interrupções da conexão.

De quebra, o Jisti ainda pode ativar extensões do Microsoft Office para compartilhar documentos entre os participantes, além de sincronizar a chamada com a sua conta Google para visualizar o calendário ou organizar melhor a reunião.

Sem sombra de dúvidas vale a pena dar uma chance para o Jitsi. Seu leque de opções é gigantesco, e sua versatilidade é mais que interessante.


Compartilhe