TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Jamais compre um smartphone sem essa característica | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Jamais compre um smartphone sem essa característica

Jamais compre um smartphone sem essa característica

Compartilhe

Muitos usuários não se dão conta disso, e nem são obrigados, pois ninguém nasce sabendo de tudo nesse mundo, mas o Bluetooth é um dos recursos mais importantes para o funcionamento do smartphone em uma rotina diária. E a grande maioria dos proprietários desse tipo de dispositivo não dá a devida importância para ele.

É através do Bluetooth que conectamos ao telefone nossos fones de ouvido sem fio, relógios inteligentes e outros dispositivos que interagem com o telefone de forma rápida e quase intuitiva. Aliás, alguns usuários podem até transferir dados para outros gadgets conectados para enviar mensagens curtas ou pequenos arquivos.

Bom, quero dizer, no passado isso já foi muito mais utilizado do que no presente, pois essa era a única alternativa para enviar fotos e músicas para outros usuários próximos de nós. Mas não pense que essa era a melhor alternativa disponível para realizar essa tarefa.

Felizmente, a tecnologia Bluetooth evoluiu bastante e em todos os sentidos, e os dispositivos que hoje se conectam ao nosso smartphone conseguem extrair o máximo de desempenho nas tarefas diárias, e sempre consumindo pouca bateria do telefone.

Porém, é preciso ter em mente que mesmo com a esmagadora maioria dos smartphones disponíveis no mercado contando com a conectividade Bluetooth, não podemos escolher qualquer padrão vinculado a esse recurso. É preciso escolher aquele padrão que melhor vai funcionar com o cenário atual dos dispositivos ao nosso redor.

 

A importância do surgimento do Bluetooth 4.0

O padrão Bluetooth 4.0 nasceu em 2010, e marcou um antes e um depois no mundo da telefonia móvel. Nos aspectos técnicos, ele entregou resultados que tornaram aceitáveis a implementação e uso deste recurso em larga escala nos smartphones que hoje estão no mercado, funcionando de forma plena e com elevada conectividade.

O Bluetooth 4.0 estabeleceu como velocidade padrão de transferência de dados a taxa de 24 MB/s, algo que antes era algo inimaginável. No passado, muitos dispositivos ficavam com uma velocidade de transferência de apenas 5 MB/s, o que tornava inviável a transferência de arquivos mais pesados entre os dispositivos.

Além disso, essa maior velocidade de transmissão de dados veio acompanhada de uma considerável redução de consumo de bateria nos dispositivos, o que abriu de vez a possibilidade do uso do Bluetooth em larga escala.

Mas a grande vantagem do Bluetooth 4.0 em relação às gerações anteriores dessa tecnologia foi vetar a possibilidade de outros usuários se conectarem ao seu dispositivo sem qualquer tipo de permissão, o que era uma brecha de segurança inaceitável diante de uma evolução tecnológica escalável em todo o segmento de telefonia móvel.

A nova geração do Bluetooth representou o fim de práticas maliciosas de delinquentes cibernéticos que aproveitavam essa brecha de segurança, onde qualquer pessoa poderia se conectar e se apoderar do seu telefone sem qualquer tipo de aviso prévio.

Ou seja, se você pensa em comprar um telefone mais antigo, verifique antes se esse dispositivo conta pelo menos com o Bluetooth 4.0. Caso contrário, é melhor começar a procurar outro smartphone para chamar de seu, e começar a fugir de um telefone que está mais defasado do que o desejado.

Outro detalhe que precisa ser mencionado neste momento é que o Bluetooth não é algo que se atualiza via software, já que este é um recurso de hardware e em constante desenvolvimento. Logo, você só pode receber o novo padrão dessa tecnologia se comprar um novo dispositivo.

 

Qual padrão Bluetooth você deve escolher?

Hoje, é bem raro você encontrar telefones novos com uma conectividade Bluetooth 4.0 ou inferior. Ou seja, se você tem um telefone com 3 anos ou menos de vida, não tem motivos para se preocupar.

Por outro lado, se você vai comprar um smartphone novo nos próximos meses, considere o investimento em um dispositivo que conte pelo menos com o Bluetooth 5.2. Esse padrão entrega uma melhor qualidade de áudio para fones de ouvido sem fio, é mais eficiente nos aspectos energéticos e pode se conectar a mais de um dispositivo ao mesmo tempo.

Além disso, o Bluetooth 5.3 pode transmitir dados a 50 MB/s, além de localizar outros dispositivos em um alcance de área específica. E sobre o Bluetooth 5.3, ele só está disponível nos modelos top de linha ou premium, e as diferenças são mínimas na experiência prática.


Compartilhe