TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Jamais cometa esses erros nas compras online | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas de Compras | Jamais cometa esses erros nas compras online

Jamais cometa esses erros nas compras online

Compartilhe

Para comprar na internet com segurança, é preciso ter em mente alguns conceitos para não cometer alguns erros que podem transformar o seu sonho de consumo em um autêntico pesadelo totalmente evitável.

Comprar na internet se tornou algo muito normal e relativamente seguro para a maioria dos internautas, desde que algumas regras claras sejam cumpridas para não cometer aqueles erros que devem passar longe de você na hora de adquirir um item online.

Tomar algumas precauções durante o processo de compra pode determinar a diferença entre um investimento bem-feito e a desgraça completa financiada pelo seu cartão de crédito. Por isso, não custa nada perder alguns minutos para ler o conteúdo deste post com o máximo de atenção.

 

Como evitar o pior na hora de comprar online

Vamos começar pela segurança do seu equipamento informático, e o primeiro passo neste sentido é ter um software antivírus instalado no seu sistema operacional. Esse item é muito mais necessário do que você imagina.

Digo isso porque você sempre pode se deparar com uma página web que não necessariamente é o site da loja onde você encontrou aquela oferta incrível para o iPhone 14 Pro. Então, se você eventualmente for enganado, ao menos estará protegido de ser vítima de uma eventual ameaça virtual.

Outro passo importante é só realizar as compras em sites que você sabe que estão devidamente protegidos, começando o seu endereço por https. Isso quer dizer que essa página garante que nossos dados pessoais serão transmitidos de forma codificada, sem a possibilidade de uso por terceiros.

Para ficar ainda mais seguro sobre o acesso a uma página web, certifique-se que ela tem o certificado digital de e-commerce ativo, com o pequeno cadeado antes da URL.

Agora, entramos no campo do senso comum, com aquelas dicas que fazem o internauta ficarem mais espertos sobre onde os segredos estão escondidos para evitar ser vítima de fraudes nas compras online.

Não confie em descontos muito generosos. Aqui, quanto a esmola é demais, você tem que desconfiar. Ligue o radar para preços que estão muito abaixo do mercado, pois isso deve despertar em você a desconfiança sobre a veracidade da oferta.

Sempre compare os preços do produto que você encontrou com outros e-commerces disponíveis, pois é possível que você encontre promoções momentâneas com preços ainda mais competitivos para o produto que você quer comprar.

E tente não comprar tudo no mesmo site, pois você pode fazer uma economia ainda maior se decidir pesquisar pelos melhores preços.

 

Cuidado com os dados que solicitam (e outros alertas)

Desconfie muito dos sites que solicitam o acesso a alguns dados que não fazem muito sentido para um simples procedimento de compras online. Se o site está pedindo informações que você entende ser totalmente irrelevante para concluir a operação, é possível que a instituição por trás da página esteja tentando roubar dados para utilizá-los em sua conta em um momento posterior.

Sempre compre em sites e e-commerces de sua confiança e com bons preços (sempre que possível), pois nessas plataformas você já fez as suas compras e sabe a quem recorrer em caso de problemas. Comparar produtos e não ter medo ou pressa para procurar a melhor oferta sempre resultou em generosos descontos.

Sempre verifique quais são as formas de pagamento que um e-commerce oferece. Se o estabelecimento só aceita cartões de crédito como forma de pagamento para o seu produto ou serviço, não significa que você está diante de uma fraude, mas este é sim o método mais comum para o roubo de dados de cartão hoje.

O melhor aqui é usar sistemas alternativos de pagamento como o PayPal, e utilizar no smartphone carteiras digitais como Apple Pay ou Googel Wallet.

Também vale a pena ficar atento sobre a política de devoluções dos produtos. Tenha em mente que, no Brasil, a grande maioria dos fabricantes segue a regra das lojas que, no Brasil, estabelece sete dias corridos após o recebimento do produto para que o cliente manifeste o seu direito de arrependimento, tal e como previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Não tenha medo de procurar por opiniões de outros usuários que compraram antes os produtos que nós queremos. Existe um bom número de fóruns espalhados pela internet onde as pessoas compartilham sua opinião sobre a experiência de uso em diferentes páginas de diferentes tipos.

Os gastos de envio de um produto para a nossa casa e outro ponto bem importante. Em muitos casos, as compras online incluem o frete grátis ou valores muito pequenos para a entrega do produto, inclusive quando a compra é concluída em sites internacionais (principalmente na China).

Se você tem dúvidas sobre a política de envio de um produto publicado na internet, essa informação pode ser obtida com relativa facilidade na seção de perguntas e respostas da página web do proprietário do e-commerce ou em outros textos legais que sempre estão presentes (normalmente são minúsculos, ou aparecem no fim da página web).

E com tudo isso em mente, será muito mais complicado para que você caia em qualquer tipo de golpe ou ameaça digital na hora de comprar produtos e serviços pela internet.

Boa sorte! Tudo vai dar certo!


Compartilhe