O TikTok Lite é muito popular em mercados emergentes como a América Latina. Desde 2018, o app acumulou mais de 1 bilhão de downloads na Google Play Store, e é uma base de usuários considerável, ou que não pode ser ignorada.
Porém, ele tem um problema, que é pequeno e, ao mesmo tempo, grande: a ausência de etiquetagem para conteúdo gerado por inteligência artificial (IA), algo que está presente na versão completa do aplicativo.
Isso é importante para que o TikTok possa identificar as etiquetas de conteúdo explícito ou perigoso, o que pode expor os usuários para a desinformação, conteúdo enganoso ou fora de sua faixa etária.
Deduraram o TikTok Lite
Um relatório da Fundação Mozilla e AI Forensics revela que essa falta de tags no TikTok Lite é uma enorme falha de segurança pela desinformação.
Odanga Madung, coautor do relatório, enfatiza que a etiquetagem garante a confiança dos usuários, e questiona a decisão da ByteDance em remover essa funcionalidade.
Em resposta às críticas, um porta-voz da TikTok afirmou que o relatório contém “inexatidões fáticas” e que as medidas de segurança na versão Lite são equivalentes às da versão completa.
De qualquer forma, está faltando uma boa dose de transparência, levantando questionamentos sobre a eficiência das políticas de segurança do TikTok Lite.
O problema está no TikTok (Lite)
Várias outras plataformas contam com versões Lite de seus aplicativos, mas até mesmo aqueles serviços de gosto duvidoso nos aspectos de segurança e privacidade (como são o Facebook e o Instagram) contam com esses recursos que entregam essa maior confiabilidade para os usuários.
O TikTok Lite possui outras limitações, como a ausência de opções para limitar o tempo de uso e um modo restrito para conteúdo potencialmente inadequado.
A experiência de uso é diretamente impactada, e é de se questionar se vale mesmo a pena para os usuários seguirem utilizando o aplicativo no seu dia a dia.
Vale a pena fazer uma reflexão sobre o assunto, e considerar as escolhas individuais para seguir utilizando o TikTok Lite no smartphone lotado com dados sensíveis.
Para quem ainda vai seguir com o aplicativo de vídeos curtos na vertical, é recomendado instalar a versão completa, que tem mais recursos e tende a ser mais segura.
Ou siga utilizando o TikTok Lite por sua conta e risco.
Você foi avisado.