O pessoal do iFixit publicou o processo de desmontagem do iPhone XR, que é considerado o modelo ‘econômico’ (ou menos caro) da nova leva de smartphones da Apple.

Mas isso não quer dizer que ele é um dispositivo de baixo custo, mas sim que ele tem um preço levemente inferior ao dos novos iPhone XS e iPhone XS Max. Ele ainda é um top de linha por excelência, e é bom você manter isso em mente antes de realizar a compra.

Olhando para a sua construção interna, o iFixit obteve impressões bem positivas sobre o iPhone XR. Está confirmando que existem reminiscências da estrutura interna do iPhone 8 e detalhes que lembram o iPhone X, e esse conjunto transforma o iPhone XR em um iPhone 9.

A Apple utilizou uma bem acertada estrutura modular e o processo de desmontagem não foi muito complexo por causa disso. A nota que o iFixit deu para o iPhone XR foi de 6/10, que foi justificada pelos critérios a seguir:

 

 

Pontos positivos

 

– Ainda prioriza um design que facilita a abertura do dispositivo e o acesso à bateria, algo muito positivo.
– Uma tela quebrada pode ser substituída com relativa facilidade, e com um pouco de cuidado você pode conservar o sistema Face ID.
– De novo tempos parafusos pequenos e pouco comuns de três pontos, mas é preferível isso do que a cola em grandes quantidades.
– O sistema de impermeabilização complica algumas reparações, mas permite que o dispositivo seja resistente à água, o que reduz as avarias.

 

 

O que pode melhorar

 

– Cristal na parte traseira e frontal, o que aumenta de forma considerável os riscos de danos sérios em casos de queda.
– Uma quebra do cristal traseiro exige a substituição completa do chassi do dispositivo, o que faz com que o conserto saia bem caro.

Vale a pena conferir o vídeo abaixo, que mostra parte desse processo de desmontagem do iPhone XR na perspectiva do próprio iFixit.

 

 

 

Via iFixit