Muita gente segue amando a Apple, e muita gente ama o iPhone. Acontece que tem muita gente que ainda ama o iPhone de 2017. A mais recente pesquisa do Kantar Worldpanel mostra que o iPhone 8 foi o smartphone mais procurado pelos usuários ao longo do terceiro trimestre de 2018, ao lado do Samsung Galaxy S9 entre os dispositivos Android.

Sem saber o número de unidades vendidas, estamos apenas estimando o interesse dos usuários em buscas diretas na internet. Por outro lado, em um momento onde a Apple procura recuperar a segunda posição nas vendas (hoje ocupado pela Huawei), constatar que o interesse do público está no iPhone é algo interessante. Se bem que o ideal para a gigante de Cupertino seria um maior número de olhares para o recém lançado iPhone XR, com maior margem de lucro.

Vale lembrar que os novos iPhones XS e XS Max ficaram poucos dias no mercado dentro do terceiro trimestre de 2018, e que o iPhone XR só foi lançado depois disso. E que as vendas nos Estados Unidos ainda são muito importantes para essa empresa. E é lá que o iPhone 8 ainda é muito procurado.

Durante o período, a Apple cresceu 5% em comparação com o terceiro trimestre de 2017. Ao mesmo tempo, o Android registrou quedas nas vendas. Ainda é a plataforma mais popular do mercado, mas no mercado norte-americano, o iOS roubou clientes, algo que sempre é importante.

Na Europa, o Android continua a aumentar a sua popularidade, dominando com mãos de ferro os cinco principais mercados europeus (82%). Modelos econômicos como o Huawei P20 Lite e Xiaomi Redmi Note 5 são alguns dos responsáveis por esse crescimento da plataforma da Google durante o terceiro trimestre de 2018.

Porém, o iPhone 8 foi o modelo mais vendido no período, com 9.4% de cota de mercado. Já o Samsung Galaxy S9 é o mais popular nos principais mercados europeus. E ajuda para a Samsung ver o Galaxy Note 9 chegar na lista do Top 10 dos smartphones mais procurados em setembro de 2018.

Resumindo: a Apple ainda tem uma ótima posição, mas precisa ligar o sinal amarelo. Ver o iPhone 8 popular em 2018 mostra que os consumidores estão saturados dos preços elevados praticados pela marca.

Vamos aguardar para ver o que os relatórios do quarto trimestre de 2018 nos contam sobre o comportamento do consumidor de tecnologia móvel.

 

Via Kantar Worldpanel