Os novos iPhone 7 e iPhone 7 Plus foram apresentados, repetindo a tendência dos últimos anos. Porém, a Samsung apresentou antes o seu Galaxy Note 7, que apesar de contar com os seus problemas de bateria, é um dos modelos mais cobiçados do ano entre os dispositivos com telas de grande dimensão.
E o duelo está feito.
De um lado, um iPhone 7 Plus menor. Por outro lado, um Galaxy Note 7 com suas características exclusivas. O iOS vs Android com a TouchWiz. Um duelo entre os dois maiores fabricantes do mercado de smartphones.
E esse post, mostramos as principais semelhanças e diferenças entre os dois modelos.
Duelo de personalidades no design
Os dois competidores foram conservadores nesse aspecto.
O Galaxy Note 7 herdou os detalhes do Galaxy S6 e Galaxy S7, incluindo a tela curva da linha Edge de série. Jà a Apple evoluiu o design do iPhone 6s em porções mínimas.
Os dois contam com metal e cristal nos seus materiais, e a diferença de tamanho não é determinante, salvo que a Samsung aproveitou melhor a parte frontal, com uma tela maior (5.7 contra 5.5 polegadas) e com maior resolução (QHD contra Full HD).
A Apple manteve o 3D Touch, mas os dois modelos contam com um botão Home com leitor de digitais, apesar de que no iPhone 7 ele não ser mais físico.
São dois designs elegantes, o que torna a escolha difícil nesse aspecto. Ambos estão em um nível muito acima de boa parte da concorrência.
Potência com controle serve de muita coisa
A Samsung repetiu o seu Exynos 8890, sem muitas melhorias. A Apple apresenta o novo chip Apple A10, que na versão single core apresenta uma potência sem precedentes. E uma vantagem da turma de Cupertino é poder controlar cada parte do processo.
O iOS funciona diferente do Android, e você que está lendo esse post sabe muito bem disso a essa altura do campeonato.
Enquanto que o sistema da Apple roda sobre um número muito bem controlado de dispositivos, o Android deve rodar sobre múltiplas combinações. A máquina virtual do sistema da Google exige especificações mais potentes para um desempenho similar.
No papel, o Galaxy Note 7 roda com mais fluidez, mas sofre do lag do sistema Android com o passar do tempo.
Dois núcleos contra quatro núcleos, duas arquiteturas próprias e a diferença de não ter o controle absoluto sobre o software.
A TouchWiz não exerce sobre o Android o domínio que a Samsung gostaria, e por isso eles mantém o Tizen vivo.
Mas a verdade é uma só: escolher entre o iPhone 7 Plus e o Samsung Galaxy Note 7 é escolher duas das melhores configurações e desempenho da atualidade.
Capturar a realidade, mais rápido e melhor
O iPhone 7 Plus optou por uma câmera dupla traseira, seguindo os passos da HTC e Huawei. A diferença é que seu sistema utiliza um zoom ótico de 2X, com um sensor duplo de 12 MP, uma delas atuando como teleobjetiva.
A Samsung optou por repetir as configurações do Galaxy S7 no Galaxy Note 7, também de alto nível.
Os dois dispositivos capturam imagens a 12 MP, com estabilizador ótico e gravação de vídeos a 4K. A Apple se destaca pelo fato do seu processador A10 permitir a captura de vídeos 4K a 60 frames por segundo, enquanto que o Galaxy Note 7 fica limitado aos 30 frames por segundo.
No sensor frontal, a Apple de novo toma a dianteira, com 7 MP de resolução, contra os 5 MP do Note 7. As duas câmeras fazem um excelente trabalho com as selfies.
Que meu smartphone não fique sem bateria no pior momento
Outro ponto de discórdia entre os dois dispositivos está na bateria.
Um iPhone 7 Plus deve ter uma autonomia de uso de pelo menos dois dias de uso sem problemas, inclusive exigindo um pouco mais do que o devido. Já o Galaxy Note 7 tem um abateria de 3.500 mAh com modo recarga rápida, alcançando um dia de uso sem problemas. Co a recarga rápida, é possível obter 25% de autonomia com apenas 15 minutos.
O segredo está nos detalhes
Os pequenos detalhes que fazem um modelo mais desejável que o outro encerra esse comparativo.
Aqui, os dois fabricantes oferecem resistência à água e poeira, um botão Home com leitor de digitais e chip NFC cada um com suas plataformas (Apple Pay, Android Pay e Samsung Pay).
Nada mudou nos conectores dos dispositivos, com o Note 7 com uma USB Type-C e o iPhone 7 Plus com uma porta Lightning, mas sem o conector para fones de ouvido (o kit do smartphone inclui um adaptador para 3.5 mm).
Não podemos nos esquecer da S Pen da Samsung, tão apreciado pelos usuários da linha Note. A Apple experimentou algo parecido com o iPad Pro, mas não quer levar a solução da caneta Stylus para o iPhone para quem quer um pouco mais de produtividade.
Conclusão
No final das contas, a escolha final depende de cada um. Os dois modelos são excelentes, e a escolha entre um e outro está mais difícil do que nunca.