Você está em | Home | Smartphones | iPhone 16e | 5 motivos para NÃO comprar

iPhone 16e | 5 motivos para NÃO comprar

Compartilhe

Ninguém pode reclamar que este artigo que você está lendo neste momento existe.

Eu fiz a minha parte, e em um “esforço jornalístico” considerável, encontrei cinco motivos que podem justificar a compra do iPhone 16e. Agora, é a hora do contraponto, do contraditório e, principalmente, do serviço de utilidade pública.

E foi difícil selecionar apenas cinco dos principais motivos que ajudam a justificar por que esse smartphone da Apple não merece o seu investimento. Alguns dos pontos apresentados vão valer para o resto do seu ciclo no mercado.

Logo, peço que a Apple seja razoável nos processos. Só estou compartilhando a MINHA OPINIÃO sobre o telefone.

 

Apple Intelligence no Brasil só em abril*

Pelo menos no momento em que este artigo foi produzido (fevereiro de 2025), o Apple Intelligence, que é o recurso de inteligência artificial da Apple, ainda não está disponível para o mercado brasileiro.

A chegada do suporte para o idioma português do Brasil está prevista para abril. Logo, não adianta correr para comprar o iPhone 16e para usar antes de todo mundo.

Tenha uma boa dose de paciência. Simples assim.

*e olhe lá

 

Que tela é essa, Apple?

Não vou reclamar do fato de ser uma tela OLED no iPhone 16e. Até porque esse é o aspecto positivo dessa tela.

Mas se manter resistente em permanecer em uma tela que tem uma densidade de pixels de apenas 460 ppi e taxa de atualização de 60 Hz é a prova que essa tela é do iPhone 14, na melhor das hipóteses.

Tudo bem, eu sei que é “um iPhone de baixo custo”. Mesmo assim, dona Apple… seu conservadorismo incomoda.

 

Apenas uma câmera traseira

Tá, eu sei que você vai dizer que “é melhor ter apenas uma câmera do que ter três com dois sensores que são um lixo”. E eu até concordo.

Mas não é possível que um sensor de câmera secundária custe tão caro a ponto de ser comercialmente inviável a sua inclusão neste smartphone.

Em plena era das redes sociais, onde o iPhone reina no Instagram, você tem a Apple limitando a criatividade fotográfica de quem compra o iPhone 16e.

Vai entender.

 

Um Frankenstein caro

Insisto: a Apple otimizou os custos de produção do iPhone 16e para maximizar as vendas do dispositivo e os respectivos lucros que ele vai entregar.

Ele tem a frente de um iPhone 14, e a parte traseira de um iPhone XR. Tá, não exatamente isso, mas basicamente isso, com poucas alterações estéticas.

Logo, você paga caro para ter design velho e descontinuado. Pense nisso antes de colocar o cartão de crédito em ação.

 

O seu preço no Brasil é uma piada

Que vontade eu tenho de rir bem na cara do sujeito que decidiu os preços do iPhone 16e aqui no Brasil, pois esse cara é tão sem noção, que decidiu esse preço na moedinha.

A Apple conseguiu a façanha de fazer o iPhone 16e chegar ao mercado MAIS CARO QUEO O iPhone 16, que é tecnicamente melhor.

Sim… eu sei que R$ 5.799 (inicial sugerido) é o preço de lançamento do produto pela Apple, e que esses valores vão cair com o passar do tempo.

Mesmo assim: eu não me importo.

O iPhone 16e tem um inimigo inesperado: a própria Apple, que tem ao seu lado na batalha o iPhone 16 e o iPhone 15, que são (no mínimo) tão bons quanto, mas custando menos.

E a Apple que se explique sobre como chegou neste cenário.


Compartilhe