TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia iPhone 12 não pode ser reparado por conta própria | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notícias | iPhone 12 não pode ser reparado por conta própria

iPhone 12 não pode ser reparado por conta própria

Compartilhe

Historicamente, a Apple nunca facilitou a vida das assistências técnicas independentes, deixando o iPhone sempre muito complexo de ser reparado ou consertado. É a política da gigante de Mountain View, que tira do usuário a oportunidade em buscar os próprios meios para reparar o dispositivo, obrigando todo mundo a passar por uma autorizada da marca e pagar os elevados preços cobrados para o conserto do telefone da empresa.

Agora, como o iFixit colocou a mão no iPhone 12, temos mais uma confirmação que a Apple mantém esta política, reforçando que o novo smartphone da empresa continua sendo algo complexo de ser reparado, mantendo assim a ordem do dia de complicar o reparo para que todo mundo procure a autorizada para deixar mais dinheiro para a empresa da mação mordida.

 

 

 

É bom, mas também é ruim

 

 

O iFixit até aprovou a construção interna dos novos iPhone 12, já que em alguns casos é possível usar as mesmas peças do modelo normal no modelo Pro e vice-versa (o que também levantou dúvidas sobre a validade das diferenças de preços entre os modelos). Por outro lado, algumas pessoas tiveram problemas em desmontar e montar novamente o telefone, pois mesmo com a sua modularidade, existem alguns requisitos técnicos que apenas as redes de assistência técnica autorizada podem cumprir para que o dispositivo continue a funcionar após uma desmontagem em bancada.

O problema apareceu de forma mais específica depois de algumas peças no iPhone 12 serem trocadas, já que mesmo que as peças sejam completamente similares, elas apresentaram problemas quando substituíram. O que não faz o menor sentido, já que estamos falando de componentes originais que, ao menos em teoria, não deveriam apresentar problemas de compatibilidade.

Tudo bem, este pode ser um erro pontual que pode ser fruto de uma má manipulação na hora da montagem das peças. Porém, é de se suspeitar, já que é bem sabido que a Apple não gosta que terceiros reparem os seus dispositivos, inclusive imponto algumas limitações nos modelos do passado. E o mesmo pode estar acontecendo com o iPhone 12.

 

 

 

O iFixit tem uma teoria

 

 

Para o site iFixit (que já desmontou o iPhone 12), a teoria da conspiração tem sentido, e tal comportamento só está acontecendo para garantir a “segurança do dispositivo”. Se confirmado este comportamento, a prática não apenas afeta os componentes fabricados por terceiros, mas também componentes da própria Apple que poderiam ser manipulados por técnicos não autorizados.

Nesse caso em específico, faz total sentido que apenas a assistência técnica possa fazer o serviço. Uma vez substituído o componente, os técnicos devem contar com alguma ferramenta específica para validar esse item no dispositivo, para que tudo funcione como esperado.

Se tudo isso for confirmado, o correto seria que a Apple informasse publicamente sobre essa limitação e os seus motivos. Por outro lado, será que existe validade legal para tal prática em todos os países que contam com leis claras que garantem ao usuário o direito de reparação?

Mais uma vez, o tempo vai dizer. E enquanto as respostas não chegarem, tudo leva a crer que, mais uma vez, é a Apple tentando impedir os usuários de terem o direito em reparar o seu caro dispositivo.

 

 

 

Via SlashGear


Compartilhe