iPhone 12 é desmontado pelo iFixit

Compartilhe

A Apple anunciou a sua nova família de smartphones iPhone 12 com algum atraso, e o comportamento dos consumidores na pré-venda mostra claramente que o dispositivo é atraente a ponto de entregar altos números na pré-venda. E isso acontece mesmo com o preço elevado e as especificações técnicas (em teoria) que não justificam que esses dispositivos custem valores tão elevados.

De qualquer forma, é sempre importante analisar com maior profundidade como os componentes internos do dispositivo são distribuídos, para mensurar o trabalho que a Apple teve na concepção da nova família iPhone 12, e como os componentes de hardware podem trabalhar juntos para entregar a melhor experiência de uso possível.

O iPhone 12 tem como um dos seus principais destaques a sua tela “ultra resistente” com o revestimento Ceramic Shield. A curiosidade em descobrir qual é o desempenho prático desse revestimento resultou em testes de queda e testes específicos de pressão na tela. E mesmo não sendo uma tela “inquebrável” como a Apple tentou dar a entender, ela é sim mais resistente aos acidentes cotidianos que as telas presentes nas gerações anteriores do smartphone.

Mesmo assim, a tela do iPhone 12 pode ter um custo de reparação bem elevado, ainda mais aqui no Brasil, onde os custos de reparação dos smartphones da Apple sofreram um reajuste com a chegada do novo modelo ao mercado.

Por causa disso, o processo de desmontagem do iPhone 12 pelas mãos do site iFixit ficou ainda mais relevante, pois os consumidores querem saber se esse smartphone está muito complicado de ser reparado em casos de problemas mais sérios.

 

 

 

O que o iFixit fala sobre o iPhone 12?

 

 

Muita gente estava esperando pelo processo de desmontagem do iPhone 12 pelas mãos do iFixit. E o site não decepcionou esse povo, mostrando o processo em detalhes, peça por peça, através de um streaming ao vivo que durou aproximadamente 1h30.

O vídeo mostra todo o processo em detalhes, onde eles encontraram alguns elementos que certamente vão levantar um importante debate sobre as políticas da Apple para controlar as reparações dos seus produtos. É impressionante como é complexo o sistema de montagem do iPhone 12, e o processo de desmontagem levou muito tempo para ser concluído, o que não é tão diferente assim dos resultados alcançados com os modelos anteriores.

 

 

Porém, quando alcançamos alguns componentes considerados essenciais, é possível concluir que a reparação do iPhone 12 é menos complicada do que poderíamos imaginar. O principal exemplo nesse sentido é justamente nas telas, que são completamente intercambiáveis depois que você consegue desmontar o smartphone por completo.

Isso é possível porque o iPhone 12 e o iPhone 12 Pro são exatamente iguais no seu design interno, o que facilita o processo de reparação. O mesmo acontece com outros componentes importantes dos smartphones, incluindo a bateria.

E essa semelhança entre os dois modelos levanta de forma imediata dúvidas sobre as diferenças de preços entre os dois modelos, já que tecnicamente a diferença de valores não se justifica, uma vez que as peças do hardware são idênticas nas duas versões.

 

 

Já o tamanho e o material de alguns componentes acaba variando entre o modelo Pro e o modelo base das gerações anteriores. Porém, com exceção do módulo de câmera com o sensor LiDAE e o material do corpo, os dois dispositivos são rigorosamente iguais.

A seguir, o vídeo com o processo de desmontagem do iPhone 12 pelo iFixit.

 

 

 

 

Via iFixit


Compartilhe