A Apple anunciou oficialmente na WWDC 2019 o iPadOS, novo sistema operacional baseado no iOS e com funcionalidades específicas para o iPad.

 

 

iPadOS, e suas principais novidades

 

 

Para começar, o desktop do iPad não está mais limitado a ícones, e passa a receber widgets, aproveitando melhor o espaço com mais informações úteis. O recurso SlideOver, que permite colocar uma janela de um app de um lado foi melhorado, e agora permite ter vários apps abertos, trocando rapidamente entre eles.

A funcionalidade SplitView para dividir a tela em duas agora permite duplicar qualquer aplicativo de forma onde podemos ter, por exemplo, dois apps do Microsoft Word lado a lado (antes eram apenas dois apps diferentes). O aplicativo de Arquivos oferece uma nova visualização por colunas, simplificando a navegação na árvore de pastas, e oferecendo informações sobre o arquivo que queremos visualizar.

 

 

Outra novidade interessante do iPadOS é poder conectar uma memória ou disco rígido via USB, e acessar à ela através do Arquivos, ou diretamente de outro app para (por exemplo) importar fotos a partir de um cartão de memória.

O Safari no iPad sempre será exibido na versão de desktop de uma página web e, pela primeira vez, incorpora um gerenciador de downloads, além de uma grande quantidade de atalhos do teclado.

 

 

Mover o cursor pela tela também ficou mais simples, já que podemos utilizar os dedos para tocar o cursor e colocá-lo na posição desejada. Para selecionar um fragmento de texto, basta pulsar sobre uma palavra e depois arrastar o dedo.

A Apple adicionou novos gestos com três dedos para recortar um texto (juntar três dedos sobre a tela), colar (distanciar três dedos sobre a tela) e descartar uma mudança que você acabou de fazer (arrastar três dedos para um lado, no lugar de agitar o dispositivo).

 

 

Se o grande teclado sobre a tela do iPad irrita você, agora é possível deixá-lo menor e flutuante sobre a tela, o que pode ser útil para apps onde o teclado atrapalha a vista.

Por fim, a latência do Apple Pencil cail de 20 ms para 9 ms, e a Apple adicionou novos gestos para editar capturas de tela de forma mais fácil.

 

 

O iPadOS deve fazer a sua estreia ainda em 2019.

 

 

Os iPads compatíveis com o novo iPadOS

 

iPad Pro de 12,9 polegadas
iPad Pro de 11 polegadas
iPad Pro de 10,5 polegadas
iPad Pro de 9,7 polegadas
iPad (6ª geração)
iPad (5ª geração)
iPad mini (5ª geração)
iPad mini 4
iPad Air (3ª geração)
iPad Air 2