Compartilhe

A Apple anunciou oficialmente na WWDC 2019 o iOS 13, nova versão do sistema operacional para iPhone e iPod (sim, agora só para os dois, pois o iPad ganhou sistema operacional próprio). De um modo geral, foram adicionadas melhorias para deixar o software mais potente e eficiente.

 

 

iOS 13, e suas principais novidades

 

 

Para começar, as atualizações dos apps ocupam agora 60% a menos de espaço, com downloads com o dobro de velocidade. O desbloqueio via Face ID acontece 30% mais rápido.

O muito esperado Modo Escuro chegou ao iOS 13, escurecendo a interface de usuário e o teclado, e os apps nativos da Apple também adotam um tom mais escurecido. O teclado agora permite a escrita arrastando o dedo sobre as teclas, e o Apple Music incorpora letras de canções sincronizadas com a música.

 

 

O iOS 13 também incorpora melhorias em apps como Mail, Lembretes e Mapas, mas também tem foco na privacidade, onde será possível oferecer permissões para um app conhecer a sua localização apenas uma vez. Se a permissão é permanente, você recebe alertas para que você saiba quando o app está realizando o uso de sua localização.

Também será possível identificar você via Apple ID e controlar a informação compartilhada com o aplicativo. Se você escolhe compartilhar o seu e-mail, pode optar por um e-mail real ou um e-mail aleatório para cada app, que será redirecionado para a sua conta de e-mail real.

 

 

A Apple também adicionou o HomeKit Secure Video, para que os vídeos gravados sejam processados localmente na sua casa, para só depois serem enviados para o iCloud, onde estarão seguros, com acesso a 10 dias de gravações sem que contem na sua cota de armazenamento. Também teremos routers com HomeKit, que protegem o acesso aos dispositivos da sua casa se a segurança de um deles ficar comprometida.

O iOS 13 também conta com novas opções de personalização nos Memojis com sombras de olhos, chapéus, óculos e outros elementos, além da possibilidade de criar stickers a partir dos seus Memojis. O app de Câmera também pode variar a distância da luz onde se adiciona de forma artificial o modo Retrato, e recebe novos ajustes para retocar fotografias, além de poder retocar e rotacionar vídeos. Também está disponível o recurso para detectar fotos muito parecidas e selecionar as melhores em uma nova lista, a Dias.

 

 

A lista Meses mostra as fotos do mês organizadas por eventos, e a lista Anos aplica a inteligência artificial para mostrar a foto mais relevante de cada ano em função do dia (por exemplo, as fotos de aniversário de um familiar de cada ano).

Com o iOS 13, os AirPods podem ler automaticamente mensagens procedentes do app de Mensagens ou de qualquer outro app de mensagem instalado. Também é possível compartilhar o som entre dois pares de AirPods.

 

 

Os HomePods agora podem seguir reproduzindo a música que você começou ouvindo nos AirPods quando você chegar em casa. Basta aproximar o iPhone do HomePod. O HomePod também recebe as transmissões de rádios, e pode identificar a voz da pessoa que fala para respostas personalizadas.

Por fim, o CarPlay agora incorpora um novo painel de controle com widgets que mostram a informação relevante de mapas, música, agenda e outros. E o Siri melhorou, recebendo uma voz mais natural e menos robótica.

 

 

O iOS 13 deve chegar ao mundo no terceiro trimestre de 2019, junto com os novos iPhones.


Compartilhe