Doom conquistou nossas telas e nossos corações há 25 anos, mas tinha um problema: era um jogo curto demais.

Porém, existe uma solução para prorrogar a diversão. Um sistema de inteligência artificial é capaz de gerar níveis para o jogo, através de duas redes neuronais com aprendizagem profunda, que ‘aprendeu’ 1.000 níveis existentes do jogo para criar novos níveis.

Quantos? Quantos você quiser!

Os pesquisadores responsáveis pelo projeto apenas fizeram modificações na entrada de dados, e concluíram que escolher o conjunto de níveis para treinar o sistema de inteligência artificial permite afetar a qualidade e características dos níveis gerados, onde a IA imita o que viu.

Essa pode ser a base de uma ferramenta que deve ajudar aos desenvolvedores de videogames a criar mais e melhores níveis nos seus jogos, algo que poderia economizar tempo de desenvolvimento para trabalhar em um maior nível de abstração.

O sistema parece ser uma interessante alternativa para a tendência clara em certos videogames que usa a geração procedimental de conteúdos como mapas com dimensões enormes.

O repositório do projeto está no GitHub e seus avanços podem ser aplicados tanto em jogos de estratégia ou RPGs como em pistas em jogos de corrida, novos níveis para jogos de plataformas e até mapas ou armas em jogos FPS.

 

 

 

Via Digital Trends