Atenção para os blogueiros que hoje ganham algum dinheiro produzindo fake news para conseguir dinheiro fácil e rápido com cliques e visualizações: os seus dias de glória podem estar contados.

Pesquisadores do OpenAI criaram uma inteligência artificial que é capaz de escrever textos sobre qualquer tema, com uma qualidade que chega a ser assustadora de tão boa, mesmo sem perceber sobre o que está escrevendo. Os artigos são tão bem feitos, que alguns deles poderiam ser aprovados em testes escolares.

Apesar dos resultados alcançados pelo sistema serem surpreendentes em alguns casos, algumas ressalvas precisam ser feitas. O sistema não consegue interpretar os textos que escreve, e os textos de alta qualidade de escrita ainda são (nesse momento, e tudo pode evoluir nessa vida) a exceção, e não a regra. Muitos outros textos acabam apresentando um grande grau de artificialismo ou construção de frases que não fazem o menor sentido ou com erros grosseiros de construção lógica.

Por exemplo, um dos textos apresentados pela inteligência artificial descreveu um anão como uma pessoa alta. Qual o sentido disso?

Mesmo assim, considerando o nível de complexidade da tarefa, os resultados são bons o suficiente para já serem considerados preocupantes para os pesquisadores, e diferente do que é habitual para esse tipo de estudo, o algoritmo e os dados utilizados para treinar a IA não foram reveladas publicamente.

Bem sabemos que é inevitável que tais sistemas acabem chegando ao consumidor, mais ou menos no mesmo estilo do que aconteceu com as ferramentas que permitiam a criação das deep fakes. E quando isso acontecer, podemos afirmar que boa parte de uma geração que está muito conectada vai começar a trabalhar nas ferramentas de IA para realizar trabalhos escolares, políticos e profissionais.

Eu não acredito que um dia o TargetHD.net será escrito por uma inteligência artificial. Esse blog está chegando no seu 11o ano de vida, e ele é uma das razões pelas quais vale a pena seguir em frente na vida.

Mas se um dia eu começar a escrever os artigos desse blog com a ajuda de uma Inteligência Artificial, eu aviso vocês.