Compartilhe

Se tem uma coisa que muitos usuários de smartphones Android esperam com uma certa ansiedade é pela atualização do seu dispositivo. Diferente dos usuários com Windows (que vivem se decepcionando com os updates enviados pela Microsoft), as novas versões dos sistemas operacionais (hoje em dia) trazem mais benefícios do que prejuízos.

A má notícia é que nem todos os fabricantes de smartphones Android entregam a mesma dedicação na hora de atualizar os dispositivos dos usuários. Muitos acabam deixando os dispositivos obsoletos, enquanto que outros simplesmente não entregam nenhuma atualização para uma geração específica de dispositivos, principalmente quando o modelo é de entrada ou possui um hardware mais simples.

No caso específico da Xiaomi, nem todos os telefones da marca (ou que fazem parte do seu guarda-chuva de marcas) vão receber o Android 11. A boa notícia aqui é que alguns dos modelos mais novos já podem instalar a versão estável do sistema operacional, enquanto que a maioria dos demais modelos só começaram agora o período de testes beta do novo software.

Para os modelos que não vão receber o Android 11 (como é o caso do Redmi Note 8), a solução que resta é recorrer ao XDA Developers, que conta com uma lista de todas as ROMs não oficiais baseadas na nova versão do sistema operacional que já podem ser instalados em smartphones da marca chinesa, em um processo que tem diferentes graus de dificuldade, dependendo do modelo em questão.

 

 

 

Quais modelos da Xiaomi já podem receber o Android 11?

 

 

É importante lembrar que cada modelo da Xiaomi possui uma ROM específica, e o seu processo de instalação pode variar de acordo com o modelo. Não vou deixar todos os métodos nesse artigo. Caso contrário, o mesmo teria alguns quilômetros de extensão.

Também leve em consideração que estamos falando de ROMs não oficiais, que podem apresentar eventuais problemas que podem prejudicar a experiência de uso com o dispositivo. E eu nem preciso dizer que não nos responsabilizamos pelos efeitos colaterais provocados pelo processo de instalação de ROMs. Você está seguindo em frente por sua conta e risco.

Não instale as ROMs listadas abaixo em um dispositivo que seja do seu uso pessoal ou principal. Na internet existem algumas ferramentas que podem facilitar o processo de atualização, e cada link abaixo conta com o seu próprio tutorial de instalação em cada dispositivo.

Em linhas gerais, o processo de instalação de ROM é o mesmo: fazer o download da compilação, reiniciar o smartphone com o bootloader, flashear a ROM na memória do telefone, reiniciar o dispositivo com o modo de fastboot, instalar os apps do Google e reiniciar uma última vez para o primeiro funcionamento.

Porém, reforçamos a recomendação de leitura do tutorial para seguir os passos específicos de instalação da versão de ROM específica para o seu telefone.

 

 

 

Modelos da Xiaomi

 

Xiaomi Mi 5 

Xiaomi Mi 5s 

Xiaomi Mi 5s Plus 

Xiaomi Mi 8 

Xiaomi Mi 9 

Xiaomi Mi A1 

Xiaomi Mi A2 

Xiaomi Mi A2 Lite 

Xiaomi Mi A3 

Xiaomi Mi Max 

Xiaomi Mi Max Prime 

Xiaomi Mi Mix 2 

Xiaomi Mi Mix 2S 

Xiaomi Mi Mix 3 

 

 

 

Modelos da Redmi

 

Redmi 3S

Redmi 4A 

Redmi 4X 

Redmi 5 

Redmi 5 Plus/Redmi Note 5 

Redmi 5A 

Redmi 6 Pro 

Redmi 7 

Redmi Y3 

Redmi K20/Mi 9T 

Redmi K20 Pro/Mi 9T Pro 

Redmi Note 4 

Redmi Note 5/Redmi Note 5 Pro 

Redmi Note 6 Pro 

Redmi Note 7/7S 

Redmi Note 7 Pro 

Redmi Note 8 

Redmi Note 8T 

Redmi Note 8 Pro 

Redmi Note 9S/9 Pro India 

Redmi Note 9 Pro Max 

 

 

 

Modelos da Poco

 

POCO F1 

POCO X2

POCO X3 (surya)

POCO M2 Pro 

 

 

Via XDA Developers


Compartilhe