O Instagram anunciou que prepara uma ferramenta para permitir o download de fotos e vídeos publicados pelo usuário na plataforma.

Um representante da empresa confirmou que o novo recurso está em desenvolvimento, e vai permitir a cópia de tudo o que foi compartilhado na rede social, incluindo fotos, vídeos e mensagens.

A funcionalidade é para cumprir com o direito à portabilidade de dados na GPDR, nova lei de proteção de dados na Europa, o que vai tornar mais simples a vida dos usuários que querem sair do Instagram e optar por um serviço concorrente.

Antes, era muito difícil tal exportação, onde era obrigado o uso de ferramentas de terceiros. Logo, o novo serviço será interessante para quem quer respaldar seu histórico no Instagram antes de eventual mudança.

Lembrando que a nova lei entra em vigor no dia 25 de maio, e que tal funcionalidade existe no Facebook desde 2010, quando tinha seis anos de vida. O Instagram já tem oito anos de atividades, mais de 800 milhões de usuários… e até hoje, nada!

 

Via TechCrunch