Compartilhe

O Instagram continua atualizando a sua experiência de uso, aos poucos. Nesse post, vamos destacar duas mudanças bem relevantes para a plataforma, que não apenas agregam as funcionalidades, mas propõem um formato mais saudável para a plataforma.

 

 

Fim da aba “seguindo”

 

 

Muitos usuários não gostavam muito desse item, já que gostariam de manter em privado as interações com outras contas. Pois bem, o Instagram ouviu esse povo, e agora está eliminando o item “seguindo”, onde aparecem os likes e comentários feitos com os seus amigos em outras contas. Agora, só vemos um grande item chamado Atividades.

Ou seja, ao abrir o aplicativo e clicar no ícone em forma de coração na barra inferior, não veremos duas seções diferentes. O novo design foi testado nas últimas semanas, e agora começa a chegar a todos os usuários.

De forma oficial, o Instagram alega que muitos usuários não sabem de fato qual tipo de informação pode ser vista pelos seus seguidores, e esse seria o motivo para essa atualização. Na realidade prática, esse tipo de informação pode alimentar os stalkers, de modo que não faz muito sentido ver qual é o tipo de publicações que agradam a outros usuários.

Não é uma reinvenção da roda nas redes sociais. No Twitter, você certamente vê várias mensagens de contas que você não segue (já que outros usuários que seguem essas contas deram likes para tais publicações).

Essa mudança está em processo de atualização progressiva, e deve chegar a todos os usuários ao longo dos próximos dias.

 

 

A chegada do Modo Escuro no Instagram

 

 

A nova versão do Instagram já chegou na Google Play Store e App Store, que traz como outra grande novidade a chegada do Modo Escuro, devidamente vinculado aos ajustes do sistema.

Ou seja, sua ativação depende da configuração presente no seu smartphone. Se você ativou o Modo Escuro do sistema operacional, o Instagram ativa o seu Modo Escuro também.

Por enquanto, o Modo Escuro só funciona no iOS 13 e Android 10, que contam com o suporte nativo para o Modo Escuro. Em outras versões, ele não vai funcionar, mesmo que o fabricante do dispositivo tenha colocado o seu Modo Escuro por conta (como acontece com a MIUI baseada no Android 9 Pie).

É importante lembrar que o Modo Escuro não é completamente negro. Alguns elementos da tela apagam sim os pixels da tela AMOLED, mas na barra inferior de ajustes, perfil, tela de notificações ou o item Explorar está em cor cinza escuro.

O Modo Escuro é em nível de interface, já que as fotos e vídeos continuam com a mesma cor e brilho de sempre. Ou seja, não teremos alterações na experiência de uso à noite com esse novo modo para essa finalidade. Já nas mensagens diretas com nossos contatos e nos chats, onde o texto é protagonista, o Modo Escuro vai fazer toda a diferença.

Da mesma forma como acontece com a alteração que remove a aba “seguindo”, a atualização do Instagram com o Modo Escuro é progressiva, e estará disponível para todos os usuários nos próximos dias.

 

Download | Instagram | Android | iOS


Compartilhe