O mundo está em constante transformação. Tudo muda o tempo todo, apesar de algumas vozes demonstrarem uma maior resistência à mudanças. E essas mudanças, de forma inevitável, resulta em evolução. E, de tempos em tempos, é importante olhar para trás e ver como foi essa jornada evolutiva.

Essa evolução acontece em todos os segmentos da vida, mas nos entornos profissionais isso se torna algo mais evidente com a chegada da tecnologia. Se no passado as pessoas trabalhavam em máquinas de escrever, hoje temos os computadores e notebooks que deixam o nosso trabalho mais prático e eficiente.

Isso também se aplica ao processo de gestão de projetos. A necessidade do ser humano em esquematizar rotinas laborais e se organizar em função de determinadas atividades resultou no desenvolvimento de mecânicas de gestão de projetos, que foram se adaptando com a evolução dos profissionais e das tecnologias que os cercam.

Não utilizamos as mesmas técnicas de planejamento e gestão do passado. Muitas coisas mudaram dos anos 50 para cá. Mas podemos entender melhor como os métodos de gestão atuais funcionam olhando para as mecânicas, ferramentas e estratégias adotadas no passado.

Nesse infográfico, é possível fazer uma breve revisão sobre como era realizada a gestão de projetos no passado e no presente.

 

 

Gestión de proyectos en el pasado y en la actualidad
Infografía ofrecida por Wrike – Herramientas Para Gestión De Proyectos