Percebeu como nos últimos dias alguns seguidores ou likes desapareceram do seu Instagram? Pois é, isso não está acontecendo apenas com você. A rede social está fazendo uma limpeza, e removendo usuários falsos da plataforma. E isso é mais comum do que parece.

O Instagram está eliminando de forma progressiva usuários e likes falsos. É bem sabido que, com apps de terceiros e alguns truques, é possível comprar ou alugar tais interações, dando mais visibilidade ao usuário. Muitos digital influencers e a publicidade paga apelam para essa estratégia.

Para o Instagram, são contas fraudulentas, e a ideia aqui é proteger a comunidade da rede social dessa prática, e recomenda que os usuários periodicamente mudem as senhas de acesso às suas contas.

O Instagram criou um sistema de moderação baseado na aprendizagem automática. O sistema vai identificar as contas que fazem o uso desses apps, apagando diretamente os likes, os seguidores e os comentários desses aplicativos. As contas serão notificadas, e o usuário será obrigado a trocar a senha de sua conta.

 

 

A rede social aproveitou a oportunidade para anunciar mais medidas que visam eliminar as falsidades na rede social. Pode parecer algo patético comprar likes e seguidores, mas estamos falando do Instagram, um gigante online. Influencers com mais seguidores atraem as marcas para as suas campanhas, sem falar nas permutas estabelecidas.

O New York Times ilustrou esse fenômeno conhecido como ‘nanoinfluencers’. Pessoas com apenas 1.000 seguidores que agora tentam obter produtos de graça em troca de anúncios desses artigos no Instagram.

Algumas polêmicas surgiram com esse comportamento, com casos com pessoas com muitos seguidores assediando determinados estabelecimentos para obter vantagens em relação aos usuários normais da internet.

O Instagram sabe disso, e tem vários acordos com diferentes marcas no que se refere aos aspectos de publicidade. Demorou até, já que só agora decide segurar as rédeas contra os likes falsos. Agora, eles querem influentes de verdade.

Ou seja, se você comprou, alugou o usou bots para aumentar o seu número de seguidores na plataforma, lamento dizer, mas você vai ter que abandonar tais práticas, pois a partir de agora são métodos que vão gerar um enorme prejuízo.

 

Via The Verge