Compartilhe

Quando o mundo criticava (e com toda a razão) os vídeos na vertical, veio o IGTV, a tentativa do Instagram em criar o seu YouTube, e começou a oferecer os vídeos nesse formato. Mesmo que em determinados contextos eles eram justificados (nos Stories ou no Snapchat), o mundo sabia que o correto era gravar um vídeo na horizontal.

O IGTV tentou ser pioneiro. Tentou ser o YouTube dos vídeos verticais. Não deu certo, claramente. Pouca gente usou (eu, inclusive). E agora, para convencer a maioria dos usuários, a plataforma aceita ser “mais uma” a permitir a gravação de vídeos na horizontal. Essa é uma mudança radical para a plataforma, mas que é bem vinda e necessária dentro do seu anseio em se tornar popular.

Para justificar as mudanças que estão acontecendo no IGTV, onde a principal delas é justamente a adoção dos vídeos na horizontal, O Instagram afirma que “escutou os criadores de conteúdo que querem enviar vídeos na horizontal no IGTV”, da mesma forma que “escutou os usuários que assistem vídeos na horizontal no IGTV, mas que queriam fazer isso de uma forma mais natural”.

E continua:

“No final, nossa visão é fazer do IGTV um grande destino para um bom conteúdo, independente de como ele está gravado, de tal forma que os criadores possam se expressar da forma que quiserem”.

E essa é a mesma empresa que, em 2015, permitiu que as fotos não fosse exclusivamente quadradas.

 

 

Errar é humano. Corrigir o erro é sinal de inteligência

 

 

Agora, o Instagram permite que os criadores não tenham que produzir conteúdos exclusivos ou recortados em proporções. Basta enviar para o IGTVo mesmo vídeo que foi enviado para o YouTube.

A pergunta que fica é: por que limitou tanto as possibilidades em função de algo que, em muitos casos, não passa de uma moda passageira, e que recebeu uma tonelada de críticas? Não era para fazer tudo nesse formato, mas ao menos permitir que os usuários possam se expressar de diferentes formas.

Ainda não está claro porque seríamos obrigados a renunciar a outros tipos de conteúdos, e foi o próprio Instagram que reconheceu que o formato horizontal entrega uma experiência melhor em vídeos de dança e esportas, que normalmente colocam muitas pessoas em cada cena.

De qualquer forma, sempre é possível voltar atrás nesse mundo, e o Instagram dessa vez acertou com o IGTV. Ou melhor, corrigiu um erro.

 

Via Instagram


Compartilhe