Compartilhe

Privacidade é uma das palavras do dia para qualquer pessoa que está conectada na internet. Nunca ficamos tão preocupados com o roubo dos nossos dados em computadores e smartphones, e os ciber criminosos estão cada vez mais rápidos e habilidosos na hora de ter acesso às nossas informações.

Muito da nossa segurança na internet depende do nosso bom senso. Não adianta nada ter uma senha segura e uma conexão teoricamente protegida se gastamos boa parte do nosso tempo navegando por sites suspeitos. Por isso, além dos recursos que pensam na proteção dos dados, é também preciso pensar em não clicar naquele link suspeito ou não abrir o anexo de fontes desconhecidas.

Aos poucos, os fabricantes de smartphones estão colocando soluções que buscam reforçar a segurança dos seus dados. A Xiaomi integrou novas soluções para aumentar a privacidade dos dados armazenados pelos usuários nos seus dispositivos, já que um dos pilares da nova interface MIUI 12 é justamente a segurança.

Nesse sentido, os dispositivos da Xiaomi que já estão atualizados para a MIUI 12 podem ativar um recurso que a empresa chama de ID Virtual, que é uma das funções muito bem escondidas dentro de sua plataforma, e que muitos usuários sequer imaginam que ela existe.

 

 

 

O que é o ID Virtual

 

 

É uma medida para mascarar a identidade real do usuário durante a navegação pela web ou quando utiliza determinados aplicativos. Assim, os robôs de rastreamento e aprendizagem de rotinas não poderão seguir os rastros deixados pelo usuário durante a sessão de navegação.

O ID Virtual pretende proteger ainda mais a privacidade do usuário em determinadas situações online, evitando (por exemplo) que o navegador acabe exibindo anúncios personalizados e, principalmente, o possível tratamento dos seus dados com terceiros sem o seu consentimento, algo muito comum na internet atual.

O recurso é uma identificação virtual do usuário que vai proteger melhor as suas informações pessoais de sites que visitamos ou aplicativos de terceiros que executamos, evitando assim os aplicativos de rastreamento de comportamento e preferência, além de proteger a identificação do dispositivo como um todo.

 

 

 

Como ativar o ID Virtual

 

 

1) Entre no menu de Ajustes do smartphone da Xiaomi e digite a palavra “virtual” no campo de busca, ou vá direto na rota Ajustes > Privacidade > Gerenciamento > Acesso especial de aplicativos.

2) Agora, selecione o item Gerenciar ID Virtual para ativar o recurso.

3) Dentro dele, você tem um resumo do uso da ferramenta e o interruptor que efetivamente ativa o ID Virtual. Uma vez ativo, é possível ver logo abaixo da opção qual é a sua identificação virtual associada pelo sistema operacional.

4) Feito siso, você pode navegar na internet com maior segurança, já que o software do seu smartphone vai emitir uma pista falsa sobre a identidade do dispositivo. Além disso, basta você evitar colocar os seus dados reais em alguns sites da internet mais suspeitos.

5) Você pode restabelecer o ID Virtual a qualquer momento, e começar do zero uma nova identidade para navegar pela internet. Porém, é possível que, ao realizar tal procedimento, os parâmetros previamente configurados em um aplicativo sejam eliminados. Logo, troque o seu ID Virtual com sabedoria e moderação.


Compartilhe