A empresa canadense Hyperstealth Biotechnology anunciou o registro de uma patente de um novo material chamado Quantum Stealth, que oferece uma espécie de capa de invisibilidade, no melhor estilo capa do Harry Potter.
Não é ficção. Tem mais de 100 minutos de vídeo para demonstrar que o novo tecido pode modificar o tratamento da luz para fazer tudo o que está atrás dele desapareça da vista. A tecnologia é orientada para aplicações militares, e sua demonstração é algo surpreendente.
Para orgulho de Harry Potter
O material não só esconde o objeto no espectro de luz visível, mas também pode ocultar objetos nos espectros ultravioleta, infravermelho e infravermelho de onda curta. Ele pode também bloquear o espectro térmico, e esse é mais um argumento para afirmar que esta é uma capa de invisibilidade de banda larga.
O tecido criado com este material é muito fino, barato em sua produção e não precisa de uma fonte de alimentação externa. Com essa capa, é possível esconder uma pessoa, um carro, um barco, um avião e até edifícios inteiros.
Existem várias versões desse material, e podem existir mais com diferentes formatos adaptados para determinadas condições. Uma das versões do Quantum Stealth pode funcionar em qualquer ambiente e qualquer estação do ano, de dia ou de noite, algo que nenhum outro material de camuflagem foi capaz de alcançar.
O material funciona “dobrando” a luz que incide em um objeto e fazendo com que ela aparentemente desapareça. Os vídeos publicados mostram alguns exemplos claros de sua aplicação na hora de esconder as pessoas, mas também apresenta modelos a escalas de tanques ou aviões que desaparecem da vista enquanto o restante do entorno aparece praticamente igual.
O material não é 100% transparente, contando com um componente translúcido que faz com que se note que a capa esta aí, mas desde já é uma tecnologia que se apresenta como uma solução real para a busca da invisibilidade que a ciência negou que fosse possível desenvolver até agora.
https://youtu.be/wsR14D5FzsM