Você está em | Home | Games | Hyper Strummer, uma guitarra para o Nintendo Wii… em pleno 2025

Hyper Strummer, uma guitarra para o Nintendo Wii… em pleno 2025

Compartilhe

Nós estamos em 2025, e ainda estamos falando de acessórios para o Nintendo Wii. Isso mostra como esse console da gigante japonesa foi bem-sucedido no mercado de videogames.

A Hyperkin iniciou as pré-encomendas do Hyper Strummer no dia de Ano Novo, e é um acessório pensado nos entusiastas de jogos musicais, já que está em formato de guitarra. Mas não é exatamente por isso que ele merece destaque.

O Hyper Strummer não é compatível com os consoles da atual geração. Ele funciona exclusivamente com o Nintendo Wii, lançado há 18 anos, e é voltada para os jogos Guitar Hero e Rock Band, títulos que marcaram a era do Wii.

 

Para atender aos adeptos do retrô

Com um preço de US$ 76,99, o Hyper Strummer posiciona-se como uma alternativa mais acessível em comparação com os controles mais modernos.

O único grande problema desse produto é o seu público-alvo mais limitado, já que não só ele não é compatível com os consoles modernos, mas também não funciona com os jogos mais recentes dentro do seu gênero.

Um exemplo claro disso: o Hyper Strummer não é compatível com o jogo Fortnite Festival, que estreou no Nintendo Switch em 2023… por motivos óbvios.

A guitarra exige um Wiimote para funcionar, o que pode ser um contrassenso nos aspectos de praticidade, já que ele não funciona de forma independente.

Outro ponto de polêmica do produto está no seu design.

O Hyper Strummer tem um formato que é praticamente idêntico ao de uma guitarra lançada pela Hyperkin em 2009, durante a era do Wii.

A semelhança gerou críticas e acusações de que a empresa estaria apenas reembalando produtos antigos e os vendendo como novos.

Muitos fãs questionaram nas redes sociais se o controle oferecia algo realmente novo ou se era apenas uma tentativa de aproveitar o mercado retrô, sem apresentar uma inovação no seu produto.

 

A Hyperkin se defende

A Hyperkin respondeu às acusações por meio de uma declaração no X (antigo Twitter), afirmando que, apesar de o molde externo seja o mesmo da guitarra de 2009, o Hyper Strummer conta com componentes internos atualizados em 2024.

A empresa enfatizou que não se trata de um produto antigo armazenado, mas de um novo hardware desenvolvido para oferecer uma opção acessível aos jogadores que preferem experiências retrô.

A Hyperkin posiciona o Hyper Strummer como uma solução econômica para jogadores que desejam reviver a experiência dos jogos de ritmo sem arriscar a compra de acessórios usados, que muitas vezes podem estar danificados ou não funcionais.

E aqui, a empresa tem um ponto (e não estou aqui para defender a Hyperkin).

Para quem já procurou consoles e acessórios do passado para reviver os bons tempos, sabe muito bem que os preços desses produtos são simplesmente abusivos.

Quem tem vai querer vender caro para lucrar em cima da moda retrô. E se uma empresa está vendendo esses acessórios com preços reduzidos… por que não?

O produto busca preencher uma lacuna no mercado para fãs dedicados que ainda utilizam o Wii e desejam se manter ativos na comunidade de Guitar Hero e Rock Band em 2025, mas sem desembolsar valores exorbitantes por hardware novo.

E por US$ 77, até que o Hyper Strummer passa de ano.

 

Via The Verge


Compartilhe