Não é uma prática nova. E, infelizmente, parece que não vai parar tão cedo.

Não é de hoje que os fabricantes usam “pequenos truques” (ou grandes trapaças” para promover os seus smartphones e evidenciar algumas de suas virtudes técnicas. A mais comum está relacionada a um dos recursos mais procurados pelos usuários: a câmera.

Recentemente comentamos aqui no blog como a Samsung Brasil foi pega na mentira por um internauta, que localizou uma foto de um banco de imagens na ação promocional do Galaxy A8. Agora, é a Huawei que foi pega por um usuário do Reddit, fazendo algo semelhante.

A Huawei Egito decidiu publicar um vídeo do seu novo smartphone, o Nova 3i. Em uma determinada cena, vemos a ilustração do resultado final da foto, como se a mesma tivesse sido capturada pelo sensor frontal do smartphone. Porém, a imagem foi capturada por uma câmera DSLR.

Isso faz lembrar o caso do Nokia Lumia 920, que foi promovido como um dispositivo com sensores fotográficos maravilhosos (para o seu tempo, tecnicamente, eram muito bons mesmo), mas os comerciais eram todos gravados com câmeras profissionais, e isso pode induzir o cliente ao erro.

 

 

Agora é a Huawei que é flagrada trapaceando. E, sinceramente, não podemos colocar a mão no fogo por nenhum fabricante nesses aspectos. Pode ser uma postura um pouco enérgica da minha parte, mas é amplamente sabido que o mercado publicitário utiliza esses truques para melhor vender a imagem de um produto.

Logo, cada um de nós temos o dever de olhar para essas campanhas com o lembrete de “imagens meramente ilustrativas” já ligada no modo automático. E é por isso que você, como consumidor, deve buscar pelo máximo de informação possível sobre o produto que quer comprar em diferentes formatos de mídia.

Especialmente nos blogs especializados de tecnologia, que produzem reviews dos produtos. A isenção e a perspectiva do usuário fatalmente resultam em uma análise mais próxima da realidade, interferindo positivamente na sua escolha.

 

Via Reddit