A Huawei participou do MWC Shanghai 2024 com o tema “Promovendo o Mundo Inteligente” e ofereceu para o evento o conceito “Tours de experiência em 5G-A comercial”.
No seu estande, a marca apresentou seus mais recentes produtos e soluções que suportam a implantação comercial de 5G-A (Advanced) e os dispositivos de inteligência artificial necessários para a era da IA móvel.
Huawei anuncia parcerias e iniciativas 5G-A
No evento, a Huawei anunciou que alcançou com sucesso parcerias com seis operadoras pioneiras em 5G-A em todo o mundo.
Foi lançada uma iniciativa conjunta para o desenvolvimento de vídeo móvel de alta qualidade na era da IA, com operadoras globais, clientes do setor e outras organizações relevantes.
Em 2024, as principais operadoras do Oriente Médio e da China começaram a implantar redes 5G-A. Algumas operadoras já lançaram pacotes diferenciados com base na experiência do usuário, já focando seus esforços para o desenvolvimento dessa tecnologia de rede.
David Wang, diretor executivo da Huawei, discursou sobre “Acelerando o 5G-A e Moldando a Era da IA Móvel”. Ele destacou que o ano de 2024 marca o início da Era da IA Móvel graças ao lançamento comercial do 5G-A e de outros dispositivos de IA.
Já Daniel Zhou, presidente da Huawei para América Latina e Caribe, afirmou que a transformação digital está acelerada nesta região.
O executivo informou que a Huawei espera trabalhar com parceiros locais para continuar a inovação tecnológica e promover ainda mais a transformação digital e o desenvolvimento da economia digital na América Latina.
Os benefícios do 5G para serviços ao consumidor e industriais
O número de usuários globais do 5G já ultrapassou os 1,8 bilhão de pessoas. Serviços ao consumidor e industriais têm requisitos de rede mais elevados, como maiores velocidades e baixa latência, em um serviço que dá sinais de plena expansão.
Mais de 30 operadoras já concluíram a certificação técnica para o 5G-A. Cerca de 10 operadoras já anunciaram planos de 5G-A comercial, incluindo o lançamento de pacotes 5G-A e outros serviços relacionados.
O ano de 2024 é considerado o marco do 5.5G comercial e a implantação da rede óptica gigabit F5.5G já começou.
As sinergias entre redes, nuvem e inteligência levarão a aplicações inteligentes generalizadas e a experiências de usuário cada vez mais diversificadas.
Com tantos movimentos, é esperado que o 5G acabe se expandindo também no Brasil em um ritmo mais acelerado que o desejado. Vamos aguardar para que a Huawei e outras empresas acabem implementando suas inovações dentro desse segmento de tecnologia em nosso país.