O HMD Fusion é o novo smartphone de gama média da HMD, empresa finlandesa por trás dos atuais celulares Nokia… que desistiu de usar esse nome nos seus smartphones, deixando a marca lendária para os modelos que são “remakes” dos modelos do passado.
O dispositivo chama a atenção principalmente pelas suas capacidades de reparação e personalização, já que permite a troca da tampa traseira para adicionar novas funcionalidades.
Igual os celulares da Nokia do passado.
De alguma forma, a HMD segue trabalhando com o fator nostalgia, mas trabalhando com os aspectos de reparabilidade, oferecendo então duas frentes que as demais marcas não chegam perto de mencionar neste momento.
Personalização com as Smart Outfits
As tampas traseiras do HMD Fusion são chamadas de Smart Outfits, e podem mudar a aparência e utilidade do smartphone.
O conceito criado pela HMD pode oferecer novos recursos ao dispositivo de forma simples, permitindo (por exemplo) a inclusão do recurso de recarga de bateria em modo sem fio, ou a inclusão de acessórios para jogos.
Também pode customizar o telefone para aspectos que podem ser tanto estéticos quanto funcionais, como é o caso do anel de luz para selfies.
Qualquer pessoa ou fornecedor externo pode criar seus próprios Smart Outfits usando o kit de desenvolvimento de software e hardware, que são abertos para desenvolvedores e usuários interessados.
Não podemos nos esquecer que muitas pessoas contam hoje com impressoras 3D, e podem fabricar as Smart Outfits no conforto de casa.
O que mais o HMD Fusion pode oferecer?
Podemos dizer que o HMD Fusion é um dispositivo “quase experimental”. E até por causa disso é compreensível que a marca não quis se arriscar tanto com ele.
Por isso, estamos diante de um smartphone de entrada indo para a linha intermediária básica, e suas especificações técnicas deixam essa escolha muito clara.
O modelo conta com uma tela com resolução HD de 6,56 polegadas com taxa de atualização de 90 Hz.
Seu processador é o Snapdragon 4 Gen 2 da Qualcomm, trabalhando com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.
Nas câmeras, encontramos um generoso sensor principal traseiro de 108 MP, acompanhado de uma lente auxiliar de 2 MP. Já a câmera de selfies também surpreende com 50 MP.
Sua bateria conta com 5.000 mAh, e é compatível com o modo de recarga rápida de 33W (e recarga sem fio, se você trocar a tampa traseira do telefone).
Além de contar com o Android 14 de fábrica, o HMD Fusion possui conectividade 5G, Bluetooth 5.1, USB-C, WiFi-C e NFC.
Preço e disponibilidade
O HMD Fusion será lançado em breve na Europa por 249 euros, mas não há uma data definida para o início das vendas no Velho Continente.
Os acessórios Smart Outfits chegarão ao mercado no final deste ano, e também não foi informado quando os esquemas de impressão das tampas estarão disponíveis para os usuários.
Não há previsão de lançamento do HMD Fusion para o mercado brasileiro, infelizmente. Esse seria um dispositivo bem interessante para desembarcar por aqui.
Especificações Técnicas do HMD Fusion
- Dimensões e Peso
- Dimensões: 164,1 x 75,5 x 8,32 mm
- Peso: 202,5 gramas
- Tela
- Tamanho: 6,56 polegadas
- Resolução: HD (720 x 1.612 pixels)
- Proporção: 20:9
- Taxa de atualização: 90 Hz
- Brilho máximo: 600 nits
- Processador
- Tipo: Octa-core Qualcomm SM4450 (Snapdragon 4 Gen 2)
- Memória RAM
- Capacidade: 6 GB
- Armazenamento
- Capacidade interna: 128 GB
- Câmeras
- Câmera traseira principal: 108 MP
- Câmera de profundidade: 2 MP
- Câmera frontal: 50 MP
- Conectividade
- Suporte a 5G
- Bluetooth: 5.1
- Conexão USB: USB-C
- Wi-Fi: 802.11a/b/g/n/ac/ax
- NFC: Sim
- Bateria e Carregamento
- Capacidade: 5.000 mAh
- Carregamento rápido: 33W (PD & QC)
- Sistema Operacional
- Android: 14
- Preço
- Valor estimado: 249 euros