Compartilhe

A HiSense apresentou na CES 2020 mais detalhes sobre a HiSense XD96, a primeira TV com tela dupla LCD que chegará ao ocidente.

Mas antes de conhecer tais detalhes, vale a pena revisar o que é essa tecnologia, que só vamos saber se cumpre o que promete quando essa TV estiver disponível no mercado.

 

 

Duas telas LCD para superar a tecnologia OLED

A HiSense acredita que utilizar duas telas LCD sobrepostas em uma mesma TV, onde uma delas possui resolução 4K UHD e é responsável por gerar as imagens que a TV vai reproduzir. Para aumentar a cobertura de cores, é utilizada a tecnologia de nanocristais, de modo que até aqui não temos nada realmente novo.

A tela LCD não é capaz de gerar por si a luz necessária para exibir as imagens. Ela usa uma matriz de diodos LED similar ao das telas LCD FALD atuais. Porém, o que é realmente novo nessa proposta é que, entre a tela LCD principal e a matriz de diodos LED reside uma segunda tela LCD que filtra a luz que a primeira tela recebe. Assim, a HiSense XD96 entrega um contraste e uma colometria equiparável ao das TVs OLED.

O objetivo da HiSense é que as suas TVs utilizem duas telas LCD 4K UHD, uma colorida e outra monocromática. Assim, o filtro da luz será ainda mais preciso, o que deve ter um centro impacto na qualidade da imagem global dessas TVs.

Ainda não sabemos se a HiSense XD96 vai mesmo utilizar duas telas LCD 4K UHD ou se terá uma tela de filtro em 1080p. O que está confirmado é que o modelo chega ao ocidente durante o terceiro trimestre de 2020, com um tamanho de 65 polegadas e um preço mais atraente que o de uma TV OLED com o mesmo tamanho.

 

 

HiSense X9G e H8G: principais características

Agora, alguns detalhes revelados pela HiSense e suas novas TVs da família ULED TV, representada nos modelos H9G e H8G.

O primeiro modelo possui uma tela LCD 4K UHD com retro iluminação FALD com 180 áreas de atenuação local. A tela trabalha com uma frequência de atualização nativa de 120 Hz e a retro iluminação entrega picos de brilho de até 1.000 nits. É compatível com Dolby Atimos.

Já a H8G também tem tela LCD 4K UHD, mas com especificações de linha média ao incorporar a retro iluminação FALD com 90 zonas de atenuação, picos de brilho de até 700 nits e compatibilidade com Dolby Atmos. Os dois modelos também contam com Android TV.

A HiSense H9G chega ao mercado em abril de 2020, com um preço inicial sugerido de US$ 700 para a versão de 55 polegadas. Já a Hi Sense H8G será lançada no mercado em março, e seu preço inicial sugerido é de US$ 400 para a versão de 50 polegadas.

Lembrando sempre (e é importante deixar isso bem claro) que a conversão de preço na prática não é direta, e desse modo é muito provável que o seu valor em outros mercados e cenários não seja algo tão atraente assim.

Mas ao menos é mais uma opção que ao menos você deve estudar para chamar de sua no futuro.

 

Via Endgadget, HiSense


Compartilhe