Compartilhe

Os novos smartphones da família iPhone 12 podem não ser tão inovadores ou revolucionários como muitas pessoas queriam, mas ele conta com recursos únicos. Uma dessas funcionalidades singulares é a sua capacidade de gravar vídeos em 4K com HDR Dolby Vision.

Este é o primeiro smartphone a fazer isso, e é uma novidade bem interessante para quem quer registrar vídeos com qualidade profissional, principalmente em cenas ao ar livre ou muito escuras com contrastes de luz.

Porém, melhor do que falar é mostrar.

 

 

 

O modo HDR Dolby Vision, na prática

 

Nada melhor que um profissional do assunto para mostrar o que o HDR Dolby Vision pode fazer no iPhone 12. E quem foi convocado para essa demonstração foi o mexicano Emmanuel “Chivo” Lubezki, três vezes vencedor do Oscar de Melhor Fotografia (Gravidade, 2013; Birdman, 2014; O Regresso, 2015).

O HDR (Alto Contraste Dinâmico) pode melhorar a qualidade de imagem, aperfeiçoando a representação dos brancos e negros, ajustando a relação entre eles. O formato mais básico é o HDR 10, que é gratuito mas possui níveis fixos para todo o vídeo. Já o Dolby Vision tem licença paga, mas permite o ajuste cena a cena, analisando cada situação. Lembrando que o HDR10+ também permite um ajuste variável.

Para sentir os efeitos do HDR em filmes e séries, é preciso que o vídeo inclua esse ajuste, e que a tela utilizada para ver o vídeo reconheça esse tipo de ajuste. E os novos iPhone 12 podem fazer tudo isso, já que grava os vídeos em 4K com o Dolby Vision, que é compatível com a tela do dispositivo.

Para ver os vídeos de forma adequada em outra tela, essa tela também precisa ser compatível com o Dolby Vision. Nem todas as TVs 4K são, já que usam o HDR10. Você até pode ver o vídeo, mas sem as melhorias do Dolby Vision.

Lubezki explica que as câmeras com grande angular e super grande angular do iPhone 12, trabalhando com o processamento de Dolby Vision em tempo real, resultam em vídeos capturados com um acabamento profissional e cinematográfico. Um grande diferencial que pode ser muito útil para os profissionais de imagem.

Emmanuel garante que muitos cineastas vão utilizar o iPhone 12 Pro para gravar cenas em locais de difícil acesso, ou até para economizar muito dinheiro nos custos de aquisição de uma câmera de cinema profissional. Além disso, ele acredita que os cineastas de sucesso do futuro são as crianças e jovens que, nesse momento, estão gravando os seus vídeos com um iPhone.

Veja o vídeo abaixo com os testes de Emmanuel Lubezki, e tire as suas próprias conclusões.

 


Compartilhe