HDMI vs DisplayPort: qual é a melhor para os games? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia HDMI vs DisplayPort: qual é a melhor para os games? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Periféricos | HDMI vs DisplayPort: qual é a melhor para os games?

HDMI vs DisplayPort: qual é a melhor para os games?

Compartilhe

DisplayPort e HDMI são as duas interfaces de vídeo mais utilizadas da atualidade. São dois protocolos que contam com a mesma finalidade, mas com características diferentes. Nesse post, vamos analisar qual dos dois é a melhor alternativa para jogar no PC.

 

 

HDMI, a interface mais popular

 

 

A HDMI é a interface de vídeo digital mais utilizada no universo multimídia, o que não quer dizer que é a melhor. A última versão disponível é a HDMI 2.1, que oferece uma largura de banda de 48 Gb/s, algo suficiente para transmitir vídeos a uma resolução máxima de 8K a 60 Hz.

Se a resolução é 4K, a HDMI 2.1 pode trabalhar com vídeos a 120 Hz para uma melhor fluidez. A HDMI também possui suporte para várias tecnologias de som, como Dolby Digital, DTS-HD Master Audio, Dolby TrueHD, entre outras.

Uma limitação do HDMI é que ela só vai suportar uma tela para cada conexão, limitando a transferência a uma pista de vídeo e uma de áudio. Se você precisa de mais, vai ter que usar mais conexões de forma obrigatória. As configurações de múltiplas telas são cada vez mais comuns entre os gamers e demais usuários de PC, e normalmente as placas gráficas incluem várias portas HDMI, o que não é um problema maior além do ninho de cabos que você vai ter que lidar.

A seguir, as verões mais comuns de cabos HDMI:

– HDMI padrão (vídeos a 720p ou 1080i)
– HDMI com Ethernet (com suporte para redes de 100 Mbps)
– HDMI High Speed (suporte para resoluções maiores e para imagens 3D. É o mais utilizado atualmente)
– HDMI High Speed com Ethernet (combina o cabo High Speed com o suporte para internet de 100 Mbps)

 

 

DisplayPort, o maior rival do HDMI

 

 

É uma interface de vídeo digital muito mais moderna que a HDMI. A versão atual é a DisplayPort 1.4, com largura de banda de 32.4 Gb/s e suporte para vídeos 8K a 60 Hz ou 4K a 120 Hz. A largura de banda pode ser inferior à HDMI 2.1, mas isso não influencia para gerenciar resoluções mais altas. A DisplayPort não possui suporte para redes Ethernet.

Uma vantagem da DisplayPort é que este é um conector muito versátil, permitindo o uso de adaptadores para converter o seu sinal para os padrões DVI, HDMI, VGA e até USB TypeC, que pode integrar a funcionalidade da DisplayPort. Também suporta as mesmas tecnologias de áudio mais modernas suportadas pelo HDMI.

Outra vantagem importante da DisplayPort é a sua capacidade para gerenciar até quatro monitores com uma única conexão. Isso é importante para os jogadores que usam vários monitores e para profissionais da edição de vídeo e fotos, com um desktop mais ordenado e com menos cabos. As placas gráficas atuais permitem até seis monitores usando a DisplayPort.

 

 

Conclusão

 

 

Hoje, tanto a HDMI 2.1 como a DisplayPort 1.4 oferecem a capacidade para transmitir vídeos a 8K e 60 Hz ou 4K a 120 Hz. Ou seja, para a maioria dos usuários, não tem diferença alguma entre as duas.

De forma mais aprofundada, a DisplayPort é uma alternativa melhor para os jogadores que usam vários monitores. Você até pode fazer o mesmo com a HDMI, mas com vários cabos de vídeo saindo do PC, contra um único cabo no caso da DisplayPort.

A HDMI também é bem vinda para o suporte para redes de 100 Mbps, algo que o seu rival não consegue entregar, por enquanto.


Compartilhe