Os smartphones top de linha custam (em média) US$ 600, mas seus custos de fabricação são muito inferiores, algo que foi possível comprovar após o estudo de materiais utilizados, e pela análise de custo desses componentes. Um novo estudo compara esse mesmo custo em quase todos os modelos das famílias iPhone (da Apple) e Galaxy (da Samsung).
Os custos de fabricação não diferem muito nas gerações mais novas desses dispositivos, o que surpreende se levarmos em conta que, no papel, as especificações do iPhone são mais modestas que a dos modelos Samsung Galaxy.
Por exemplo, as baterias, as câmeras e nas telas touch. Nos iPhones, o investimento é maior na eletrônica base e nas carcaças de alumínio, enquanto que nos dispositivos da Samsung, os custos aumentam na etapa final de fabricação.
Por fim, é curioso ver como os custos de fabricação e os preços de lançamento são similares em cada nova geração das duas famílias de dispositivos. Também é interessante comprovar como os preços dos dispositivos top de linha da Samsung caem com o tempo, enquanto que na Apple o iPhone não fica mais barato um centavo sequer, até que novas edições do telefone são apresentadas.
Via BGR