Compartilhe

O Google Keep, aplicativo de notas do Google, é um dos mais populares no Android e iOS, pela sua capacidade de sincronização com todo o ecossistema da gigante de Mountain View e suas múltiplas funções que, em muitos casos, ficam escondidos aos olhos dos menos experientes.

Nesse post, apresentamos várias destas funções que podem melhorar e muito a sua produtividade no Keep, tanto no smartphone quanto no computador.

 

 

 

Exportar notas do Keep para o Google Docs

 

Basta acessar a nota em questão e, em seguida, clicar nos três pontos disponíveis na barra inferior do aplicativo. Em seguida, clique em Enviar e, finalmente, na opção Copy to Google Docs. A nota será copiada automaticamente para um documento do Docs com o formato de texto, imagens e itens (listas, separadores, enumeradores) que adicionamos na anotação original.

 

 

 

Transcrever um ditado para o texto em tempo real

 

Um dos recursos mais úteis. Para usá-la, basta clicar no ícone ‘+’ no canto esquerdo da barra inferior e ativar o gravador. A partir de agora, o aplicativo começará a transcrever em texto tudo o que o microfone do telefone captar. Uma vez terminado, o Google Keep manterá a gravação original junto com o texto, como se fosse um arquivo de som.

 

 

 

Recupere uma nova excluída no Google Keep

 

Você recentemente apagou uma nota e quer recuperá-la? Pois saiba que desde as primeiras versões do Google Keep o aplicativo tem uma lixeira que armazena todas as anotações que recentemente excluímos. Acessar isso é tão simples quanto ativar a barra lateral deslizando para a direita e, em seguida, selecionando lixo.

Dentro desta mesma barra podemos encontrar a opção de Arquivos, uma pasta que armazena todas as notas que arquivamos da tela principal do Keep.

 

 

 

Converta qualquer imagem ou documento em texto

 

Neste caso, você terá que clicar no ícone ‘+’ novamente e selecionar a opção de tirar foto ou selecionar a imagem se você já tiver a mesma no seu smartphone. Também podemos recorrer às capturas de tela.

Com a imagem carregada no Google Keep, clique nos três pontos na barra superior e, depois escolher a opção Texto de Imagem Salva. Agora, o aplicativo vai transcrever todo o texto presente na imagem capturada para texto editado dentro do próprio aplicativo. Recomenda-se que a transcrição seja tão fiel à realidade é que a imagem tenha definição boa o suficiente para a leitura e que o texto seja legível.

 

 

 

Crie lembretes com alarmes e alertas personalizados

 

Dentro da nota em questão, clique no ícone do sino localizado na barra superior. O Keep vai exibir um menu de contexto com o qual podemos definir uma determinada data e hora para que o assistente nos notifique com as informações incluídas na nota.

 

 

 

Compartilhe suas anotações com outros usuários

 

Clique nos três pontos na barra inferior e, em seguida, clique em Adicionar colaboradores. No campo de texto abaixo, indique o nome do colaborador (caso ele esteja na sua lista de contatos do Google) ou o endereço de e-mail. Lembrando que a outra pessoa precisa ter uma conta Google com um domínio gmail.com.

 

 

 

Use o Google Keep em um aplicativo de desenho

 

No ícone ‘+’, basta clicar na opção Desenho para que o aplicativo apresente uma tela virtual inteira com diferentes escovas, cores e opções, como o coletor de imagem ou a opção de transcrever texto no desenho em texto editado. Se você vai fazer uso dessa função, recomendamos o uso de uma caneta stylus ou um ponteiro de toque para que o sistema detecte os caracteres corretamente.

 

 

 

Uma lista de combinações de teclas para usar o Keep no seu computador

 

A versão web do Keep permite o gerenciamento de notas através do navegador de um computador ou tablet com teclado adaptado, o que entrega dezenas de combinações de teclas para uma interação com determinadas funções do aplicativo.

A seguir, a lista desses comandos.

 

 

ATALHOS DE NAVEGAÇÃO
Vá para nota anterior/próxima: J/K
Mova a nota para a posição próxima ou anterior: Shift + J / K
Vá para o item anterior ou próximo da lista: N/P
Mova o item da lista para a posição próxima ou anterior: Shift + N / P

ATALHOS DE APLICATIVOS
Escreva uma nova nota: C
Escreva uma nova lista: L
Notas de pesquisa: /
Selecione todas as notas: Comando ou Controle + A
Abra ajuda sobre combinações-chave:?
Envie feedback: @

ATALHOS DE AÇÃO
Nota de arquivo: E
Excluir nota: #
Corrigir ou parar de definir notas: F
Nota selecionada: X
Alternar entre lista e visualização de grade: Comando ou Controle + G

EDITANDO ATALHOS
Edição de acabamento: Esc
Edição de acabamento: Comando + Entrar
Caixas de verificação de toggle: Comando ou Controle + Shift + 8
Inserir ou remover o item da lista: Comando ou Controle + ] / [


Compartilhe