Compartilhe

Não é confuso apenas para você. Outras pessoas se sentem perdidas nessa história do Google ter dois sistemas operacionais para gerenciar os dispositivos de set-top boxes e dongles multimídia. E quero ajudar a eliminar essa dúvida de forma simples e direta.

Primeiro, chegou o Android TV, sistema operacional focado nas TVs e dispositivos multimídia, e esse software se tornou muito popular, com vários fabricantes abraçando a plataforma para oferecer aplicativos de streaming, reprodutores multimídia, games e outros aplicativos. Ele é perfeito para transformar TVs antigas em Smart TVs, ou para reproduzir vídeos e outros conteúdos a partir do nosso smartphone ou tablet na tela da TV via Chromecast, Xiaomi Mi TV Stick e vários outros.

Porém, faz um bom tempo que o Google deixou de usar o nome Android TV e começou a chamar o seu sistema operacional de Google TV. Tal e como acontece com o seu novo Chromecast com Google TV.

No final das contas, ainda temos o Android TV, mas com uma capa adicional de software.

Vamos explicar melhor as mudanças e diferenças.

 

 

 

Android TV ou Google TV? Ou é tudo a mesma coisa?

 

 

O Android TV é um sistema operacional baseado no Android que roda no seu smartphone nesse momento (exceto é claro se você está lendo este post a partir de um iPhone). A última versão do Android TV é baseado no Android 9. Desde então, o Google mudou o nome da plataforma para Google TV, cuja primeira versão está baseada no Android 10.

Porém, não podemos afirmar que o Google TV é a mesma coisa que o Android TV, já que o primeiro inclui uma capa adicional que muda completamente a interface e as funcionalidades do segundo.

O Google TV se vale da inteligência artificial e do histórico de uso para realizar recomendação de séries de TV e filmes em função das nossas preferências e nas plataformas com as quais temos uma assinatura ativa. Além disso, permite a criação de uma lista de conteúdos que queremos ver mais tarde, enviar nossos vídeos, séries e filmes a partir do smartphone ou computador e adicionar à nossa lista na TV.

 

 

O novo Chromecast 2020 já conta com o Google TV, o que permite controlar o software dentro dele com o controle remoto, diferente das gerações anteriores do dispositivo, que dependem do smartphone para isso. E essa é uma vantagem substancial que o novo software oferece ao dispositivo.

 

 

 

Conclusão

 

De forma bem resumida, o Google TV é o sucessor do Android TV, pois usa um sistema operacional mais moderno e possui uma interface diferente, com novas e mais modernas funcionalidades. Se você vai comprar um novo dispositivo para conteúdos por streaming, opte por algum que conta com o novo software, pois os ganhos serão consideráveis.


Compartilhe