O Google está desenvolvendo um novo aplicativo de tradução de idiomas, o Google Translatotron, o sistema de tradução que pode transformar a voz de um idioma para outro apenas escutando a fala, além de manter o mesmo sotaque da pessoa que é a fonte da tradução.

O novo sistema está em desenvolvimento pelos engenheiros do Google, e tem como base a inteligência artificial, permitindo levar os efeitos de tradução para outro nível. Os últimos avanços da gigante de Mountain View vão mudar os parâmetros em como são feitas as traduções, utilizando a partir de agora a conversão da voz de forma automática e imediata.

 

 

Google, e sua tecnologia revolucionária

 

 

O Google Translatotron utiliza um modelo diferente dos demais, funcionando através de uma rede de sequências ao qual capta uma entrada de voz, realiza o processamento como um espectrograma e logo gera um sotaque completamente novo no idioma solicitado pelo usuário para a tradução.

O resultado de todo esse mecanismo gera um sistema muito mais rápido e efetivo que vai ajudar que a mensagem não se perda no meio do processo. A nova ferramenta também incorpora um codificador de alto-falante opcional, que ajuda a manter a voz da pessoa que está falando. Ainda que a voz seja um pouco robótica nesse momento, o sistema tenta conservar algumas características da voz do emissor.

A massificação desses aplicativos para a tradução de idiomas começou em 2016, motivando a vários desenvolvedores a criar muitos sistemas com o objetivo de melhorar as opções entregues pelos aplicativos.

O Google não quis ficar atrás nessa corrida, e desde 2017 está trabalhando em levar a tradução de textos e voz para outro nível, e entrega agora o Google Translatotron, que consegue traduzir a fala de outro idioma de forma imediata.

Ainda não há uma data definida para a estreia desse novo sistema, mas o Google garante que o Google Translatotron vai chegar em versão final mais cedo do que o imaginado, e todos os usuários poderão usufruir dos seus benefícios em breve.

 

Via Google AI Blog