Compartilhe

No final de 2019, o Google Assistente recebeu o recurso de tradução de conversas em tempo real, escutando e traduzindo em texto o idioma desejado. O passo a seguir é a tradução de forma contínua, e o Google agora está testando a tradução de trechos de áudio em tempo real e sem pausas.

No momento, o recurso está em testes, mas um primeiro preview da novidade em ação foi apresentado em um evento de imprensa. É esperado que a novidade desembarque nos smartphones Android em um futuro próximo.

 

 

Um intérprete multi-idiomas no seu smartphone

Os testes do novo recurso acontecem com os idiomas inglês, espanhol, alemão e francês, que devem estar presentes no ato de seu lançamento. Por enquanto, ainda não é possível traduzir áudios já salvos, mas apenas aqueles que são capturados com o microfone do telefone em tempo real.

Ainda não está claro qual é o mecanismo por trás da funcionalidade ou a sua mecânica de seu funcionamento. O Google afirma que o tradutor está ouvindo o tempo todo o seu entorno e analisando as frases inteiras que são capturadas pelo microfone.

Depois, o software interpreta onde corresponde adicionar pontuações, entonações ou corrigir dialetos regionais. Por fim, uma Inteligência Artificial transcreve a tradução compreendida (que não será 100%, mas dá uma boa ideia do que a outra pessoa falou pela simples aproximação e interpretação das palavras).

De novo: tudo isso vai acontecer em tempo real.

Para a tradução em tempo real acontecer, é preciso ter uma conexão de internet ativa. Na prática, as traduções não acontecem no seu smartphone, mas sim nos servidores do Google ultra-potentes e alimentados por uma poderosa inteligência artificial na nuvem. Diferente do que acontece no Google Tradutor nesse momento, que permite salvar os idiomas que queremos traduzir diretamente no smartphone, permitindo assim a tradução em modo offline.

Não há uma data estimada para o recurso estrear nos smartphones Android, e não temos informações se ele se fará presente no app do iOS. Só sabemos que a funcionalidade vai chegar “no futuro”. Quem sabe veremos uma demonstração dele na próxima edição do Google I/O 2020, em 12 de maio.

 

 

Direto do universo de Star Trek

O sonho de muitos fãs da lendária série de ficção científica vai se tornar realidade.

Em Star Trek, os tripulantes não contavam com qualquer tipo de dificuldade em compreender os diferentes idiomas existentes no universo. Afinal de contas, os protagonistas/tripulantes da USS Enterprise contava com o famoso tradutor simultâneo, que nada mais era do que um dispositivo que traduzia para o nosso idioma, em tempo real, tudo o que uma pessoal ou um alienígena estivesse falando naquele momento.

Durante muito tempo, essa funcionalidade foi considerada futurista por aqueles que entendiam que isso era algo muito distante. De fato, se considerarmos o tempo entre Star Trek e o anúncio da nova funcionalidade de tradução do Google, já se foram cinco décadas de distância. E isso só reforça como a série da NBC estava à frente do seu tempo.

Mas… antes tarde do que nunca. O novo recurso do Google Tradutor será muito bem vindo para a maioria dos usuários. Vamos esperar pacientemente pela sua estreia.

 

 

Via CNET


Compartilhe