A família de modelos de inteligência artificial Gemini do Google segue em sua expansão, tanto em funcionalidades como na sua presença em diferentes serviços da gigante de Mountain View. Mas ela não está sozinha neste segmento dentro da empresa.
Não podemos nos esquecer que o PaLM 2, modelo de IA lançado em maio de 2023, também merecem atenção. Ele se destaca por conta com capacidades multilinguísticas excepcionais, e atualmente alimenta uma variedade de serviços da empresa.
Dito isso, acho que você vai gostar de saber que o Tradutor de Google incorporou 110 novos idiomas, beneficiando-se das capacidades do modelo PaLM 2 e expandindo o leque de possibilidades de comunicação e compreensão multilíngue da plataforma do Google.
O impacto dessa novidade
Esta é a maior expansão de idiomas do serviço até agora, refletindo o desejo da Google em seguir expandindo a inclusão linguística. Dessa forma, um número ainda maior de países passa a ter um Google Tradutor ainda mais eficiente.
Os novos idiomas adicionados ao Tradutor de Google representam mais de 614 milhões de pessoas, cerca de 8% da população mundial. A plataforma passa a contar com idiomas amplamente falados como o cantonês, até línguas menos conhecidas e faladas por pequenas comunidades indígenas.
O novo suporte oferecido pelo PaLM 2 também permite a compreensão e tradução de idiomas que neste momento estão em processo de revitalização, como o manês, a língua celta da Ilha de Man.
Essa tecnologia permite a tradução de uma vasta gama de idiomas, independentemente de sua popularidade, promovendo a preservação cultural e a melhor comunicação entre os povos.
Os avanços tecnológicos do PaLM 2
O PaLM 2 foi fundamental no processo de identificação e suporte para novos idiomas que estão estreitamente relacionados, como o awadhi e o marwadi. E isso é mais relevante do que parece.
Idiomas similares contam com pequenas variações na escrita e na fonética, e uma IA pode gerenciar esse volume adicional de dados em poucos segundos. Sem falar que a evolução do modelo do PaLM 2 resulta em uma evolução da compreensão contextualizada do uso de cada idioma por parte da ferramenta, entregando também uma maior versatilidade ao Google Tradutor.
Embora os novos idiomas estejam disponíveis, algumas funcionalidades avançadas podem não estar disponíveis em todos os idiomas. A Google promete seguir trabalhando para adicionar mais idiomas e melhorar as funcionalidades existentes.
Via Google Blog