TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Google Talk morre em 16 de junho (e eu também não sabia que ele ainda estava vivo) | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Google Talk morre em 16 de junho (e eu também não sabia que ele ainda estava vivo)

Google Talk morre em 16 de junho (e eu também não sabia que ele ainda estava vivo)

Compartilhe

Em um mundo onde o mercado de aplicativos de mensagens instantâneas é totalmente dominado por apps como WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e Instagram, é muito difícil de acreditar que só agora o Google Talk está encerrando o seu ciclo de vida.

E qualquer um de nós poderia jurar que o serviço já estava morto há muito tempo. Mas… não é bem assim que a banda toca: você não percebeu isso, mas dava para usar o Google Talk até muito recentemente.

Então, vamos fazer o registro digno da morte do Google Talk, um serviço que jamais teve a relevância que aspirou, já que várias outras propostas dentro do segmento de mensagens instantâneas foram mais interessantes ou competentes.

 

 

 

Triste fim para a jornada do (muito esquecido) Google Talk

A impressão que fica é que o Google Talk sempre foi um esquecido no churrasco do Google. Até mesmo na hora de sua morte, quando todo mundo pensava que ele já tinha desaparecido.

Fato é que o serviço original de mensagens instantâneas do Google nasceu em 2005 e segue vivo até hoje (muito provavelmente está morto, quando você ler esse post no presente), e conta com um certo suporte para serviços de terceiros, o que pode ser considerado algo surpreendente, levando em consideração o tempo que passou (e o fato dele ser um esquecido no churrasco).

O Google Talk foi o serviço de mensagens original do Google (também conhecido como First of His Name). Foi desenvolvido para estabelecer conversas rápidas por texto entre os contatos do Gmail, mas se tornou algo muito maior com o passar do tempo. Gradativamente, foi substituído pelo Hangouts que, por sua vez, também desapareceu.

Hoje, o Google Chat faz o papel de principal plataforma de conversas do Google. Ou quem sabe será o próximo a fracassar diante de todo o poderio estabelecido pelos aplicativos que hoje estão embaixo do guarda-chuva da Meta.

 

 

 

Morte do Google Talk confirmada para 16 de junho de 2022

O Google Talk ainda pode ser acessado através de plataformas de terceiros, como são os casos de Pidgin e Gajim. Porém, é bom os dois serviços começarem a pensar em outras soluções para permanecerem vivos, já que o suporte oficial do pessoal de Mountain View para esse jurássico serviço de chat termina em 16 de junho de 2022.

O próprio Google faz o alerta para o grande público: se você ainda utilizava o Google Talk por algum motivo (e aqui, não importa qual; mesmo que seja para atos ilícitos, dos quais eu não quero saber quais são), a sua melhor alternativa é migrar para o atual Google Chat.

Após 16 de junho, quando você tentar iniciar sessão no Google Talk, vai aparecer uma mensagem de erro, o que indica que o serviço morreu para todo o sempre.


Compartilhe