Google Stadia vs GeForce Now: qual é a melhor (por enquanto)? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Google Stadia vs GeForce Now: qual é a melhor (por enquanto)? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Games | Google Stadia vs GeForce Now: qual é a melhor (por enquanto)?

Google Stadia vs GeForce Now: qual é a melhor (por enquanto)?

Compartilhe

Google Stadia e GeForce Now são as primeiras grandes iniciativas dentro do mercado de games na nuvem. As duas plataformas serão as primeiras a bater de frente, e os primeiros comparativos envolvendo os dois serviços começaram a aparecer.

Nesse post, vamos tentar identificar suas similaridades e diferenças, para assim detectar qual é a que oferece a melhor relação custo-benefício nesse primeiro momento.

 

 

 

Gráficos e desempenho

 

 

Enquanto o Google Stadia utiliza tecnologia proprietária baseada no Linux para melhorar a transmissão de jogos, o GeForce Now oferece acesso a um potente computador na nuvem, permitindo assim a execução de qualquer jogo com a configuração mais alta.

Dessa forma, o GeForce Now permite a troca de fotogramas a 720p e 120fps, com uma resolução máxima de 1080p. Nos jogos em 4K, dá para perceber uma piora de qualidade de imagem. Já os usuários do plano Premium do Google Stadia podem rodar os jogos em 4K a 60 fps.

Na teoria, os jogos no Stadia se aproximam dos consoles e em um uso com telas maiores pelo formato 4K, enquanto que no GeForce Now são mais pensados para jogar em uma tela do PC, com telas menores.

 

 

 

Preço

 

 

Aqui, o GeForce Now é o claro vencedor, por oferecer um plano gratuito e por ter um plano Premium que custa a metade do preço mensal do Stadia Pro. Por outro lado, o GeForce Now tem um tempo de espera para iniciar um jogo, que pode variar entre alguns segundos e alguns minutos, dependendo da hora do dia.

Além disso, no GeForce Now gratuito, as sessões de jogo estão limitadas a uma hora, mas isso pode ser melhorado com o passar do tempo. A assinatura premium remove essa limitação, entregando acesso prioritário na fila de acesso, e entregando até seis horas de sessão de jogo. Seu preço sugerido (no momento) é de US$ 4,99 por mês, mas esse valor deve aumentar em 2021.

Já o Stadia Pro custa 9,99 euros por mês, e desbloqueia os jogos em 4K com som 5.1. Também adiciona um ou dois jogos novos na sua biblioteca por mês, que só podem ser jogados com a sua assinatura ativa.

 

 

 

Requisitos de internet para jogar

 

 

O Stadia consome mais de 25 GB por hora nos jogos em 4K @ 60fps. Já o GeForce Now permite o ajuste de configurações para resumo de consumo de banda, e na menor taxa de bits possível, as transmissões em 1080p @ 60fps a 5 Mbps usam apenas 2 GB por hora de dados. E apenas o GeForce Now suporta nesse momento o streaming via smartphones.

 

 

 

Biblioteca de jogos e disponibilidade

 

 

O Stadia nesse momento oferece menos de 30 jogos, que devem ser comprados separadamente. Os jogos gratuitos não são muitos. Já o GeForce Now conta com milhares de jogos disponíveis no Steam e outras plataformas populares para PC, incluindo os jogos gratuitos mais populares, como Fortnite, League of Legends e Apex Legends.

Todos os editores assinam com a NVIDIA para deixar os jogos disponíveis para a transmissão, ou que deixa muitos jogos do Steam de fora da plataforma. Os jogos mais antigos são compatíveis com esse serviço na nuvem, porém, o seu progresso no jogo é perdido a cada nova sessão.

 

 

 

Suporte de dispositvos

 

 

O GeForce Now ainda não é compatível com os Chromebooks, mas é compatível com o console NVIDIA Shield. Já o Google Stadia exige o uso de um Chromecast Ultra e um controle Stadia, que está disponível com três meses de Stadia Pro no pacote Founders Edition.

 

 

 

Usabilidade

 

Nesse caso, o Google Stadia está muito na frente. Seu app para smartphones ou o navegador Chrome permitem a entrada na plataforma e a execução do jogo em segundos. No GeForce Now, você é obrigado a abrir o app no seu telefone ou PC, encontrar o jogo para jogar, esperar na fila, iniciar a sessão no Steam, esperar que o jogo carregue… e só então começar a jogar.

 

 

 

Considerações finais

 

Tudo depende do uso que você vai dar para cada plataforma.

Se você quer jogar os seus jogos que já comprou e pagou no Steam? A sua escolha é o GeForce Now.

Se você é um gamer de console, ou tem um curto catálogo de jogos para PC, a sua escolha pode ser o Stadia, que foi lançado prematuramente, mas deve ir melhorando com o passar do tempo.

 

 

Via GamesPC


Compartilhe