O time do Google Stadia anunciou algumas das novidades que o serviço de games na nuvem vai oferecer no primeiro semestre de 2020 para aumentar o catálogo de jogos, melhorar o seu funcionamento, suporte para resoluções 4K e compatibilidade com um maior número de dispositivos.
O Google Stadia segue em evolução e promete melhorar no futuro. Não é a revolução prometida, mas tem tudo para ser um dos serviços a serem considerados para um futuro com a distribuição de games por streaming, na nuvem e no universo digital.
Como o Google Stadia promete ser em 2020
Uma das principais melhorias é bem óbvia: aumentar o seu catálogo de jogos. O Stadia nasceu com apenas 22 jogos (nenhum exclusivo), o que é pouco para um serviço global. Ainda mais pelo fato que não são jogos gratuitos, salvo exceções pontuais fornecidas pelo Google.
A promessa é que, em 2020, o Google Stadia terá um catálogo de 120 jogos (10 deles exclusivos) até o final do primeiro semestre do ano. Nomes não são mencionados.
Outra melhoria anunciada é que serão adicionados sem atualizações e downloads (ou seja, diretamente nos seus servidores) o suporte para jogos em 4K na web, além de um maior número de funções do Google Assistente. Não sabemos se o 4K na Web se aplica apenas aos usuários do Google Stadia Pro, que estão pagando pelo streaming em 4K.
Para quem comprou o controle Stadia, finalmente vai poder jogar com cmexão sem fio na versão desktop do Chrome. Hoje, o gamepad só funciona com o cabo USB-C.
No smartphone, o Stadia vai lançar o suporte para telefones Android que vão além dos telefones do Google, que até então eram os únicos que podiam executar o seu aplicativo (Google Pixel). Vários modelos poderão rodar a plataforma, mas apenas os modelos top de linha Samsung Galaxy tiveram o suporte confirmado no momento.
Diante da tímida recepção do Stadia, qualquer atualização e, principalmente, melhoria de desempenho é bem vinda. O Google quer que a plataforma seja mais atraente para os jogadores, e esse ambicioso projeto ainda está verde. Porém, aos poucos, pode se transformar em uma alternativa válida para os gamers que não querem depender de um console.
O Google está trabalhando duro nas questões de desempenho de rede, latência e estabilidade. Seus servidores permitem que os jogos sejam executados em praticamente qualquer dispositivo, independente da potência do hardware. Mas para tudo dar certo, a conexão de internet precisa ser excelente, especialmente em jogos 4K a 60 fps. Isso é algo que a maioria dos usuários não possui nesse momento, e é pensando nisso que os desenvolvedores de jogos também precisam melhorar a qualidade do port dos seus jogos.
Em resumo, tudo o que o Google oferece é algo promissor, mas com uma margem de melhora enorme. E qualquer melhora adicionada ao Google Stadia nesse momento é mais que bem vinda. Vamos ter que esperar o tempo passar e acompanhar esse desenvolvimento mais de perto.
Ou estamos diante de uma grande revolução no mundo dos games, ou estamos presenciando a história de um dos mais barulhentos fracassos da história da tecnologia como um todo.
Se bem que para o Google, que é uma empresa que adora a palavra Beta, ter que cancelar mais um serviço que não deu certo… não chega a ser algo tão surpreendente assim.
Via Google Stadia