Compartilhe

O Google segue lançando projetos de bem estar digital, e um desses projetos é um app chamado Envelope, que depende de um acessório para funcionar: um case que pode fazer o download em PDF para impressão.

Por enquanto, o Envelope só é compatível com o Google Pixel 3a, e tem uma ideia bem peculiar: ele é uma espécie de launcher personalizado que simplifica o uso do smartphone ao ponto de só permitir que o mesmo realize e receba ligações.

 

 

Só chamadas e nada mais

Basta ter um Google Pixel 3a e uma impressora em casa. Faça o download da capa em PDF no site do Special Projects, onde o objetivo desse projeto é promover um detox digital, em um projeto open source cujo código está disponível no GitHub.

Quando você coloca o smartphone na capa, ele fica disponível para ser desbloqueado para cumprir quatro tarefas: marcar um número para realizar uma chamada, realizar uma chamada pressionando o botão que há debaixo do zero, marcar um número favorito rapidamente pressionando o botão com uma pequena ficha e saber quanto tempo estamos usando esse podo pressionando o botão como relógio.

As instruções do case indicam que é preciso usar um adesivo na parte inferior, colocar o telefone dentro do case impresso e aplicar um adesivo na aba que fecha tudo. Para usar o smartphone normalmente, é preciso rasgar o envelope.

Outro envelope impresso permite apenas o uso da câmera traseira, mas o arquivo PDF não está disponível no site do projeto. Nesse caso, o envelope só libera espaço para mostrar os botões Foto ou Vídeo na tela.

Ao tirar o telefone do case e tocar na tela, o aplicativo mostra quanto tempo usamos o Envelope e as instruções para voltar ao estado original do dispositivo, algo bem simples e que consiste em modificar alguns ajustes do sistema.

 

 

A necessidade em realizar um detox digital

Vivemos em um tempo onde muitos de nós estão muito dependentes do smartphone e da internet. Algumas pessoas ficam completamente apavoradas quando perdem uma notificação nas redes sociais, já que precisam ficar por dentro de tudo o tempo todo.

É um dos efeitos colaterais negativos no exacerbado uso das redes sociais. E não é difícil encontrar por aí pessoas com esse tipo de comportamento. Eu nem preciso dizer que isso não é saudável, nem para o internauta, nem para os seus amigos e familiares.

Logo, procurar adotar hábitos mais saudáveis no mundo online e no offline não é nenhum absurdo. A ideia do detox digital é mais que bem vinda em um momento presente onde boa parte das pessoas perderam a noção e o bom senso para deixar um pouco de lado as redes sociais para aproveitar o melhor da vida.

Ideias como o Envelope podem parecer muito bem sacadas e descoladas. E, na verdade, são. E com méritos. Porém, também revela um sintoma alarmante: as pessoas estão ficando cada vez mais dependentes dos seus smartphones, que é preciso criar um paliativo ou placebo para tentar incentivar as pessoas que usar o telefone em exagero (assim como qualquer outra coisa que consumimos em demasia) pode gerar efeitos irreversíveis.

 

 

Via Android Police


Compartilhe