Durante o Google I/O 2015, o Google apresentou o último projeto da sua divisão ATAP: o Project Abacus.
O sistema coleta a informação do usuário em relação ao seu comportamento: hábitos de movimento, velocidade de digitação, apps mais utilizados, recursos de autenticação biométrica com a voz ou o reconhecimento facial quando o dispositivo assim o permitir. A combinação desses dados vai permitir ao sistema construir um sistema mais seguro de identificação do usuário.
Desta forma, eles pretendem criar um sistema ainda mais seguro, onde a combinação desses fatores implicam que o Project Abacus será muito mais eficiente do que quando o sistema utiliza uma dessas soluções de segurança em separado (na teoria, pelo menos dez vezes mais seguro).
Pelo menos 33 universidades norte-americanas se associaram ao Google para o desenvolvimento do Project Abacus, que por sua vez é o resultado da análise de testes de 1.500 usuários de 28 estados diferentes dos EUA. 40 TB de informações de quase 3 milhões de seções realizadas foram acumulados, e esse é um dos métodos mais promissores para que finalmente esqueçamos as nossas senhas no dia a dia.
Por enquanto, não há prazos para o início dos testes externos do Project Abacus.
Via PhoneArena